domingo, 20 de agosto de 2017

CENTRAL DO BRASIL


Central do Brasil é um filme do gênero drama lançado em 1998. A direção e história são de Walter Salles. O filme é extremamente sentimental e tocante! Trazendo uma retratação da cultura brasileira e personagens diferentes que se esbarram, fazendo com que um cuide do outro em uma imensa jornada rumo ao desconhecido. O filme é estrelado por Fernanda Montenegro em uma brilhante atuação, que lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Juntamente com ela, temos a grande atuação do estreante Vinicius de Oliveira, que também cativou o público com sua incrível performance. Além da indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, o filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Porém, ganhou o Globo de Ouro nesta mesma categoria. 

Estes e tantos outros prêmios e indicações, fará a quem ainda não assistiu refletir se vale a pena ver Central do Brasil. Minha recomendação é que sim! Você que gosta de filmes dramáticos vai amar esse longa, pois o modo como nos é conduzida a sua história, juntamente com a dinâmica entre os personagens principais torna o filme muito agradável e fica marcado em nossas mentes como um filme memorável. Eu sempre ouvia falar dele, mas apenas assisti há uns meses atrás no Canal Brasil, e posso afirmar que praticamente tudo do filme me encantou, a história, os atores, a fotografia, a direção de arte, tudo. Em minha opinião está entre os cinco melhores filmes brasileiros que já assisti.

Atenção: o texto a seguir contém leves spoilers, não muitos!

No filme, Fernanda Montenegro interpreta Dora, uma mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que não sabem escrever e ditam as palavras para que Dora escreva e depois envie aos destinatários. Porém, esse seu trabalho não é feito de forma honesta, pois Dora nem sequer envia essas cartas e joga grande parte delas no lixo, isso inicialmente nos faz sentir um certo rancor dela, pois ela está se aproveitando do dinheiro das pessoas pobres, mas não cumpre o que deveria fazer.

Mas o quadro muda quando uma mulher pede a Dora que escreva uma carta para o pai de seu filho Josué (Vinicius de Oliveira), que sonha em conhecê-lo, Dora escreve a carta a contragosto, pois não vai muito com a cara da mulher e muito menos do garoto, que se mostra arrogante ao falar. Após isso, a mãe de Josué acaba sendo atropelada e morta por um ônibus na estação, deixando o menino sozinho. 

Dora decide se redimir de algum modo dos seus erros, ao levar o menino para um abrigo de menores, mas ao descobrir que esse abrigo não era coisa boa, ela rapta Josué, e acaba sendo ameaçada de morte pelas pessoas do abrigo, que na verdade eram bandidos. Nisso, ela se vê obrigada a viajar com o garoto para o Nordeste à procura do pai, e tem início a uma grande jornada rumo ao desconhecido, e isso mostrará como a convivência entre Josué e Dora os levará a uma amizade como se fosse de mãe e filho. Já que Dora nunca teve um, ela aos poucos vai se apegando ao garoto e ele por ela, assim os dois passam por muitos lugares juntos, um ajudando o outro, mostrando uma afeição muito eficaz que nasce a partir da convivência.

Sem apelar, o filme é bastante ativo na história e ao mesmo tempo, mostrando as grandezas de um Brasil desconhecido. É impossível você não se comover com o carinho que os dois personagens principais desenvolve um com o outro. É o tipo de filme que te faz chorar, pois o choque com inúmeras realidades é retratado de uma maneira esplêndida! 

Fernanda Montenegro está impecável na atuação, esbanjando um talento único e sem exageros. Uma das atrizes mais consagradas do nosso país não estaria abaixo, e o que dizer do pequeno Vinícius de Oliveira? Ele foi escolhido dentre mais de 1.500 garotos para o papel, e o qual o resultado de seu trabalho? Talento, simpatia, envolvimento com a trama, um olhar meigo e principalmente uma sintonia espetacular com Fernanda, quando ambos estão juntos em cena! Não é atoa e nem é de admirar que as pessoas tenham elogiado Central do Brasil e ele está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Abraccine, ocupando a 11° posição. Poderá ver essa lista aqui.

De modo direto, é um filme extremamente agradável e por mais simples que seja ele é uma das grandes produções que conduzem o filme de uma forma tão suave que aqueles que gostam de filmes dramáticos aplaudem a obra. Eu particularmente fiquei fascinado com o filme e após assisti-lo fiquei me perguntando como eu não vi esse filme antes? 

A direção de Walter Salles mostrou competência e determinação ao abranger lugares no Nordeste brasileiro e seus habitantes. Ainda temos a participação dos atores Matheus Natchtergaele e Caio Junqueira que interpretam os verdadeiros irmãos de Josué, com quem ele ficará morando e isso levará a um final emocionante com a despedida de Josué e Dora, que acontece de uma forma diferente, porém, o suficiente para fazer você chorar e refletir com tudo que aconteceu entre eles. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário