terça-feira, 23 de maio de 2017

ONG BAK: GUERREIRO SAGRADO


Ong Bak Guerreiro Sagrado é um filme tailandês lançado em 2003, dirigido por Prachya Pinkaew e é estrelado pelo ator e professor de artes marciais Tony Jaa, em seu primeiro trabalho de destaque no cinema. Seu enredo é simples, mas tem o seu destaque nas cenas de ação, no qual Tony Jaa não usa nenhum dublê. Pois ele já é um dublê, já vem fazendo esse trabalho anos antes. Seu mentor, Panna Rittikrai, o preparou para o filme com quatro anos de antecedência, que também trabalhou na coreografia das cenas de ação. Tony Jaa veio com tudo para filme, sendo especialista em Muay Boran (Muay Thai antigo), e mestre em acrobacia, o jovem tailandês faz movimentos nunca vistos antes. Desde pular por cima de carros com facilidade, subir um muro alto com apenas um pulo, além de distribuir cotoveladas e joelhadas nos seus adversários.

Atenção! Este texto pode conter spoilers!

A história de Ong Bak se resume no seguinte: uma vila isolada está em preparação para a cerimônia do Buda Ong Bak, que é o nome dado pelos habitantes da vila ao buda. A cerimônia é um evento importante para a vida dos camponeses, pois para eles o Buda é seu protetor e o deus da boa sorte. Nessa vila vive Ting (Tony Jaa), um jovem seguidor dos dogmas de seu povo. Treinado pelo monge do templo na arte do Muay Thai, que está participando da preparação da cerimônia. Durante a preparação, aparece na vila um sujeito chamado Don que afirma ser um seguidor de Ong Bak, mas na verdade ele é um traficante vindo de Bangkok, capital da Tailândia. E que veio comprar o amuleto de Buda para entregar a Komtuam, um chefão do crime, que anda em uma cadeira de rodas e fala com a ajuda de um aparelho. Quando não consegue comprar, ele rouba a cabeça do Buda Ong Bak, e assim causando aflição aos moradores da vila, já que faltava apenas 7 dias para a realização da cerimônia.

Desesperados por que o seu deus protetor foi roubado, os camponeses planejam uma solução para recuperar o talismã antes da cerimônia. Nisso, Ting se oferece para ir atrás da cabeça. Com contribuição de todos na vila, Ting viaja a Bangkok com um pouco de dinheiro, mas para conseguir de maneira mais fácil, ele precisa encontrar Humlae, que é filho de um dos aldeões da vila, que está em Bangkok e conhece bem a cidade.

Mas não seria tão fácil quanto parecia, já que Humlae é uma pessoa caloteira e obcecada por dinheiro, e só se oferece a ajudar Ting, se este emprestar dinheiro para apostar em lutas realizadas num clube noturno. Mas, ainda assim Humlae rouba o dinheiro do Ting e aposta num lutador que perde. Ting ao ir atrás do seu dinheiro acaba por lutar para recuperar, mesmo contra a orientação de seu tio de nunca lutar por diversão, Ting ao mostrar uma incrível habilidade acaba despertando o interesse do chefe do crime, que é o mesmo chefe de Don. Ao descobrir o porquê Ting está ali, o chefão Komtuam esconde a cabeça do Buda e planeja matá-lo, já que jovem o fez perder muito dinheiro derrotando seus lutadores. 

As sequências de luta do filme merece todo destaque. A cena da perseguição na rua é um dos momentos mais eletrizantes do longa. Ali, Ting salta por cima de mesas, carros e até de pessoas. O filme mostra até o replay de várias cenas, mesmo sendo algo desnecessário. Mas tudo bem! O filme apesar de ser do gênero ação, contém inúmeros momentos engraçados, em especial nas cenas de Humlae. Mas falando das cenas de luta, é de impressionar? Sim e muito! Tony Jaa não é apenas um ator que interpreta um personagem que luta, ele é um verdadeiro mestre em artes marciais, e vale ressaltar que ele deixou já a sua marca ao participar desse filme. Seu personagem é culto e respeitoso com os ensinamentos do templo onde aprendeu a lutar, Ting não quer lutar por diversão, e sua única missão durante todo o filme é recuperar a cabeça do buda o mais rápido possível. Mas existe uma coisa em que Ting não se consegue se controlar: ver uma mulher apanhando.

Pra citar um exemplo disso, no filme existe um lutador grandalhão chamado de "Grande Urso". Komtuam percebe Ting andando pelo local e faz com que ele lute com o Grande Urso, para que assim recupere seu dinheiro que antes foi perdido. Ting por sua vez, não se incomoda com os xingamentos do Grande Urso, e continua procurando o que lhe interessa: o ladrão da cabeça de Buda. Mas ao ver o grandalhão dando uma bofetada numa garota que trabalha no clube servindo bebidas, Ting se enfurece e o desafia. Durante a luta, Ting impressiona a todos com sua imensa agilidade no Muay Thai, derrotando o Grande Urso facilmente. Mostrando que mesmo sendo ensinado a não lutar, para Ting há algumas exceções.

O filme foi produzido com baixo orçamento e isso sem dúvida explica o ambiente do filme e a fotografia. Mas seu sucesso não há como negar. Não apenas na Ásia, mas também em todo o Ocidente, inclusive nos EUA que a partir daí já começou a ficar de olho no astro tailandês. É importante mencionar também que Tony Jaa hoje já trabalha em produções americanas, onde estreou em Velozes e Furiosos 7.

NOTA: 7,7/10

Leia também: Ong Bak 2 e Ong Bak 3

Veja o trailer de Ong Bak Guerreiro Sagrado no vídeo abaixo:

Um comentário: