quarta-feira, 9 de agosto de 2023

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX

 


Harry Potter e a Ordem da Fênix, título original Harry Potter and the Order of the Phoenix é o quinto filme da franquia Harry Potter. Lançado no ano de 2007 e com a direção de David Yates. 

Durante mais um verão na casa dos tios, Harry é obrigado a usar a magia “Expector Patronum” após um ataque de Dementadores. Por conta disso, ele recebe a notícia de que está expulso de Hogwarts. Harry ainda está traumatizado com o que ocorreu no filme anterior com a morte de Cedrico e o retorno de Voldemort. No entanto, o Ministério da Magia prefere não acreditar no retorno do Bruxo das Trevas, e acusa Harry de propagar mentiras. 

Conhecemos também a organização secreta chamada “Ordem da Fênix”, criada por Alvo Dumbledore. Após ter sua expulsão revertida em um julgamento, Harry consegue retornar à Hogwarts. No entanto, o Ministro da Magia nomeia um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas: Dolores Umbridge. Uma mulher que aos poucos vai tomando à frente da escola, punindo Harry sobre o retorno de Voldemort e a todos que ousarem irem contra as recomendações do Ministério da Magia, até mesmo Dumbledore tem o seu cargo de diretor ameaçado pela nova professora. 

Enquanto isso, Harry treina alguns de seus colegas com magias avançadas, preparando todos para uma eventual batalha futura. Todos em Hogwarts se unem a isso, com exceção de alguns da casa de Sonserina e Dolores. O inevitável confronto com o Lorde das Trevas está prestes a ocorrer. Harry Potter e a Ordem da Fênix traz até então o momento mais sombrio que Harry e seus amigos iriam enfrentar. Após a perda inestimável dos pais, Harry mais uma vez sofre uma perda extremamente dolorosa, que além de o abalar, coloca sua própria vida em risco. 


É incrível como a saga vai mantendo o nível dos filmes de uma forma espetacular! Realmente, o trabalho da escritora J.K Rowling é digna de aplausos! E veja como é curioso: a Ordem da Fênix é o livro mais longo da saga, com cerca de 760 páginas, e sua adaptação cinematográfica foi a mais curta: 138 minutos. Dizem que se fossem adaptar tudo do livro, creio que o filme se estenderia a umas 6 horas de duração, isso no mínimo! Eu ainda não li o livro, mas sabendo desse detalhe, não terei escolha. Afinal de contas, todos que leram o livro dizem que há tantos detalhes, tal como outros volumes da saga, mas esse em especial, tem muito, mas muito conteúdo que não foi adaptado. E como eu sei o quanto a história é bem desenvolvida e repleta de detalhes e mistérios, a lida no enorme livro, também como toda a saga já vai entrar na minha lista de livros futuros. 

E no filme, houve a cena que me deixou completamente anestesiado! O duelo entre Dumbledore e Voltemort. Apesar de ter sido bem rápido, eu me impressionei como o diretor de Hogwarts foi capaz de bloquear todos, isso mesmo, todos os feitiços do Bruxo das Trevas. Antes do duelo acontecer, eu pensei: “Poxa! O velho vai morrer aí.” Dumbledore não é um bruxo qualquer meus caros, a reação de Voltemort no final da luta deu pra perceber isso. Contudo, os leitores do livro relatam que esse duelo não foi tão equilibrado assim, pois Dumbledore botou Voltemort pra comer poeira. Mais um grande motivo para ler essa obra magnífica! 

O filme está disponível na HBO Max

NOTA: 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário