sábado, 18 de janeiro de 2020

EU VI O DIABO


Mais uma vez, garimpando exemplares do cinema oriental, trago a vocês mais um filme da Coreia do Sul altamente recomendado: Eu Vi o Diabo, foi lançado em 2010 e dirigido por Jee-woon Kim. 

Durante uma noite de muita neve, o carro da jovem Joo-yun fica com um pneu furado, o que a obriga a ficar parada na estrada a espera do guincho. Enquanto espera, um homem Kyung-chul chega dirigindo a sua van escolar amarela e oferece ajuda, mas é recusada pela moça que obviamente, não confia em estranhos. Kyung-chul então a ataca, deixando-a gravemente ferida. Como se não bastasse a crueldade, ele ainda a esquarteja, mesmo após ela implorar por sua vida, chegando a dizer que estava grávida e que precisaria viver.


Quando uma das partes do corpo se espalha pelo local e é encontrado por um garoto, a polícia é chamada e começa a fazer buscas pelos restos do corpo, sob o comando do Chefe de Esquadrão Jang, o pai de Joo-yun. O noivo dela é um agente secreto do Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul, e fica determinado a encontrar o assassino de sua noiva e executar uma cruel vingança contra o mesmo.

Ainda que o filme traga um tema já muito recorrente como é o caso da vingança, a direção e o roteiro soube aproveitar esses clichês ao seu favor, e é claro que o resultado disso tudo seria um excelente filme! Eu Vi o Diabo não mede esforços para mostrar cenas cruéis e perturbadoras! Violento, sádico, tenso e visceral! São palavras para definir esse filme. A direção é altamente competente e não deixa o filme criar a mesmice chata comum em produções clichês. Como eu disse, esse filme usa os clichês de uma maneira singular e prende nossa atenção do inicio ao fim.

Além das cenas pesadas, o filme mantém um clima muito grande de tensão. Há diversos momentos alucinantes como uma perseguição de gato e rato, lutas corporais, esfaqueamentos, e muito, mas muito sangue. O protagonista retém um olhar perverso cheio de ódio, pois ele não quer apenas matar o assassino de sua noiva, mas antes disso, fazê-lo sofrer de uma forma cruel e absurdamente dolorosa! Porém, há retornos pelos quais uma pessoa tomada pelo sentimento de vingança não pensa em um primeiro momento, e quando menos espera, colherá o que está plantando. Todavia, o espectador sente prazer em ver um maníaco como Kyung-chul sofrer dores terríveis enquanto é torturado.


E falando nele, o ator Choi Min-sik deu um show em sua interpretação! Enquanto eu assistia ao filme, eu estava tentando lembrar aonde eu vi esse cara atuando, depois eu percebi que ele havia feito o personagem Dae-su no excelente Oldboy (2003). Então, eu notei que não poderia ficar impressionado com uma atuação formidável que ele traz ao espectador, pois sem dúvidas, é um ator incrível!

Eu Vi o Diabo é mais um filme sul-coreano que entra para a minha lista de favoritos, embora não haja nada de novo apresentado, o filme caminha em um rumo bastante interessante e cheio de momentos alucinantes. Obviamente, é um prato cheio para os fãs do cinema oriental e um filme mais que obrigatório! 

NOTA: 9/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário