sábado, 5 de outubro de 2019

VIDRO


M. Night Shyamalan reuniu filmes distintos um do outro e fechou uma trilogia no qual os dois anteriores, ambos diferentes foram reunidos e abordados. Começou com Corpo Fechado (2000) que foi um excelente filme! Abordagem diferente, um bom roteiro e uma direção competente. 16 anos depois, veio outra história pelo qual seria a continuação, Fragmentado (2016) também foi um grande filme! E agora concluindo uma trilogia, só que juntando as peças dos dois filmes que antecederam, Vidro, título original Glass fechou algumas lacunas, porém, em termos de roteiro, acabou sendo o mais fraco da trilogia. 

Sinopse: Após a conclusão de Fragmentado, Kevin Crumb, o homem com 24 personalidades diferentes, passa a ser perseguido por David Dunn, o herói de Corpo Fechado. O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price, que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois.

Bruce Willis e Samuel L. Jackson reprisam seus papéis vistos em Corpo Fechado, e James McAvoy volta com seu personagem lunático com múltiplas personalidades. Em geral, o que este filme traz de melhor é a reunião dos personagens, e não apenas os três principais, mas também de pessoas próximas a eles, como o filho de David Dunn e Casey, uma das vítimas sequestradas por Kevin.


Vidro consegue criar um clima de suspense, apesar de a narrativa ser bastante cansativa. Pra quem acompanhou os dois anteriores, não terá tanta dificuldade em entender o que a trama apresenta. O diretor conduz muito bem diversas cenas empolgantes, no entanto, do meio para o fim, parece que ele se perdeu. O final do filme, apesar de revelar eventos importantes desde Corpo Fechado, não consegue intercalar as situações dentro da proposta inicial. Ficou bastante subjetiva a frieza dos personagens e o que eles se tornaram, mas o filme não deu sequer uma explicação plausível para muitas mudanças. Pois como eu disse, Shyamalan se perdeu no roteiro, e não concluiu a obra que tinha um potencial gigantesco para ser boa. Uma pena!

Todavia, apesar dos seus inúmeros defeitos, Vidro consegue agradar em muita coisa! Sendo a principal delas a junção dos personagens e o que eles pretendem um com o outro. Vale destacar a atuação de Samuel L. Jackson, que como um louco fanático por super-heróis tenta provar ao mundo de suas maluquices. O ator apesar de encarnar um homem debilitado e frágil, consegue ser tão perigoso em suas artimanhas quanto Kevin. E falando em James McAvoy, que atuação! Apesar do roteiro forçar muito a barra nas cenas em que ele aparece, o ator escocês não fica nem um pouco deslocado com o seu personagem maravilhosamente bem interpretado!


O maior defeito de Vidro é um roteiro mal explicado e abusivo em situações que brincam com a inteligência do espectador. Acredito que se Shyamalan revisasse o roteiro com o devido cuidado, não haveria tanto problema assim. No mais, Vidro fechou uma ótima trilogia, mas poderia ter sido muito, mas muito melhor! 

NOTA: 6,3/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário