terça-feira, 8 de outubro de 2019

ATIVIDADE PARANORMAL


Eu tenho certeza que o cineasta Oren Peli jamais imaginou que seu simples filme amador Atividade Paranormal causaria um estrondo imenso nas telas do cinema. Afinal, o orçamento desse filme foi menos que 15 mil dólares, e sua receita ultrapassaram os 190 milhões. Com base no retorno sobre o dinheiro investido, Paranormal Activity é até hoje o filme mais rentável da história do cinema por que se trata de uma produção independente de baixíssimo orçamento que não gastou com efeitos, equipe grande e não teve nem cinco atores no elenco. 

Atividade Paranormal era originalmente um filme independente, seus direitos foram comprados pela Paramount Pictures. O filme é estrelado por Katie Featherston e Micah Sloat, ambos interpretaram personagens com seus nomes verdadeiros. O elenco é basicamente este, com exceção de um psicólogo e uma amiga de Katie que aparecem em poucos momentos. E como cenário, o filme é inteiramente gravado dentro de uma casa. Atividade Paranormal é feito no estilo Found footage e dispensa qualquer efeito especial.


Katie e Micah vivem juntos numa casa de dois andares, ela é estudante e ele é negociante de ações. Eles formam um casal perfeito, até que Katie revela que desde sua infância ela é atormentada por alguma força sobrenatural maligna. Micah apesar de ser um sujeito cético, procura detectar alguma atividade paranormal em sua casa e para isso, ele vive gravando o que acontece na casa, em especial com uma câmera instalada em seu quarto para registrar o que acontece enquanto eles dormem. Após gravarem diversos fenômenos inexplicáveis, o clima vai ficando cada vez mais tenso. O medo, agonia e preocupação se tornam a partir de então, fatores habituais do dia-a-dia do casal. E parece que quanto mais eles investigam esses fenômenos, mais a entidade se enfurece.


O que tornou esse filme um grande feito para com o gênero terror foi a inovação de ideias. Gravar momentos em que estamos vulneráveis foi uma ótima jogada e, diga-se de passagem, desperta o interesse de qualquer um. Particularmente, esse estilo foi tão absurdamente bom para mim, que acompanhei todas as sequências, que embora sejam inferiores a este primeiro filme, a franquia inteira conseguiu me agradar neste aspecto em específico.

Há momentos assustadores em Atividade Paranormal? Sim, há. Embora algumas pessoas hoje procuram descer o porrete nessa produção, algo que a crítica especializada não fez (estou falando do primeiro filme), muitas cenas causam um medo diferenciado. Como assim? Imagine: o casal está dormindo tranquilamente, chega um momento em que a mulher acorda, se levanta e fica parada olhando o parceiro durante maior parte da madrugada, e isso sendo gravado pela câmera, que na edição do filme acelera o tempo. Nisso podemos sentir aquele arrepio, e no dia seguinte a moça não lembra nada do que aconteceu. Se isso não dá, nem que seja um pequeno medo em você, não sei o que mais daria.


O final do filme pode ser um soco no estômago de muita gente, e sem falar na carência de explicações sobre tudo que foi visto. Por esse motivo, é bom assistir as sequências, pois muitas pontas soltas vão se interligando. Não estou afirmando que a franquia inteira é perfeita, as sequências são infelizmente em grande parte caça-níqueis, sem falar que houve muitos deslizes e cenas repetitivas, mas como complemento do que foi visto neste primeiro filme, em minha opinião o melhor deles, recomendo que vejam caso você não conhecia essa saga antes de ler esta resenha. 

NOTA: 7,5/10

Assista uma cena do filme no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Eu também gostei bastante do original.

    As sequências foram cada vez pior e o estilo de utilizar a câmera na mão ou câmeras de segurança já chegou ao limite.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Hugo, o primeiro foi o melhor de todos! Quanto ao estilo Found footage, eu não acho que tenha chegado ao limite, acho que a galera precisa trabalhar em roteiros diferentes ou em gêneros diferentes.

      Abraço!

      Excluir