segunda-feira, 16 de setembro de 2019

CIDADE DE DEUS - OFICINA DE ATORES


Muitos não conhecem, mas em um extra especial no DVD do filme Cidade de Deus, existe um documentário onde mostra o processo de construção do filme, o treinamento para com os atores, desde o princípio quando o diretor Fernando Meirelles comprou os direitos do livro de Paulo Lins. Assista ao documentário no vídeo abaixo, logo após irei tecer alguns breves comentários a respeito do vídeo. 


O filme Cidade de Deus é um marco memorável na história do cinema brasileiro! Talvez seja o filme produzido em nosso território mais conhecido entre os gringos. O filme é amado por uma legião de cinéfilos ao redor do mundo! Contudo, o que muitos não sabem é que para o filme Cidade de Deus existir, foi necessário muito treinamento e dedicação para com o projeto. O documentário acima “Cidade de Deus: Oficina de Atores” retrata o trabalho antes das filmagens do filme. Vemos ali diversas entrevistas com membros do elenco, treinadores especializados em atuação e a dupla de diretores: Fernando Meirelles e Kátia Lund. Todos eles contam como foi participar desta experiência. Um dos destaques especiais está no processo de construção, onde vários jovens participam de uma oficina de atores comandados por Guti Fraga, e depois de escolhidos os integrantes do elenco pelos diretores, houve a preparação das cenas comandadas por Fátima Toledo.

O interessante deste documentário é que os jovens que iriam compor o elenco principal do filme Cidade de Deus são pessoas que nunca atuaram na vida, e veja só: não é qualquer um que arriscaria um projeto dessa magnitude com pessoas sem nenhuma experiência. Meirelles afirma que houve pessoas que perguntaram a ele se não era loucura trabalhar com centenas de garotos que nunca atuaram. Dentro do documentário, o principal nome do elenco no qual houve uma extensa preparação para seu personagem foi Leandro Firmino da Hora, que interpretou Zé Pequeno. O treinamento que ele recebeu de Fátima Toledo para chegar ao seu personagem foi o que mais me chamou atenção. Zé Pequeno é um personagem de temperamento forte e explosivo, enquanto Leandro Firmino é uma pessoa extremamente calma, e para alguém que nunca participou de um longa-metragem, fazer esse tipo de personagem deve ter sido um desafio e tanto, conforme o próprio Leandro Firmino destaca na entrevista.

A preparação para atuar foi um processo contínuo e exaustivo. Porém, nada teria caminhado tão bem se não fosse pelo entusiasmo dos garotos. Fernando Meirelles faz questão de enfatizar que esses jovens estavam tão dispostos para com o projeto de uma forma que não consegue ver o mesmo entusiasmo quando se trabalha com atores profissionais. A vontade de estar ali e querer tudo aquilo foi o que fez uma diferença enorme com todo esse trabalho. Conforme dito anteriormente, Cidade de Deus marcou época e inclusive recebeu diversos prêmios importantes, e para ver a moral que esse filme teve e ainda tem se devem às suas indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor para Fernando Meirelles.

2 comentários:

  1. Entra fácil na lista dos cinco melhores filmes da história do cinema brasileiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida ! Um clássico do cinema brasileiro e mundial !! José Remi Rodrigues Reis.

    ResponderExcluir