domingo, 23 de setembro de 2018

PROCURANDO NEMO


Mais um grande filme que a Disney possui no seu histórico em parceria com a Pixar, Procurando Nemo aposta em uma história diferente e se esforça ao máximo para mesclar uma trama divertida e dramática. Lançado em 2003, dirigido por Andrew Stanton e Lee Unkrich, o filme se ambienta no fundo do oceano e nos presenteia com personagens fofos e carismáticos, que nos diverte e entretém por mais de uma hora e meia de duração.

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.


Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação, e indicado aos prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som, esse filme consegue atribuir à sua narrativa uma poderosa força dramática em vista do que acontece no decorrer do filme. Marlin, o Peixe-Palhaço superprotetor, decide criar o seu filho sozinho após perder sua esposa e ninhada. Assim, ele cria seu filho Nemo com todo o cuidado do mundo. Mas, quando chega o primeiro dia de aula, as coisas começam a mudar para eles.

Nemo se sente sufocado constrangido perante outros filhotes, por ter seu pai sempre ali perto, e no meio de uma discussão ele ignora os conselhos de Marlin e acaba sendo capturado por um pescador. Marlin, então começa uma divertida e emocionante jornada em busca do filho. No caminho ele encontra Dory, uma peixinha simpática que sofre de um tipo de amnésia temporária e esquece as coisas assim que elas acontecem.

Nemo tinha sido capturado por um dentista, e que o peixe seria um presente para sua sobrinha Darla, uma menina temida por ser uma destruidora de peixes. E enquanto seu pai o procurava, Nemo faz amizades com outros peixes e também com um simpático Pelicano, que o informa que seu pai está atravessando os sete mares em busca dele.


A narrativa do filme é divertida e dividida entre a busca de Marlin acompanhado de Dory, e Nemo ajudando os outros peixes do aquário. É impossível não se sensibilizar pelos personagens, em especial Dory. É interessante perceber que o roteiro explora alguns elementos importantes a se abordar numa história direcionada às crianças, por exemplo, Nemo possui uma nadadeira menor do que a outra, e mesmo assim os outros peixes não veem problemas em aceita-lo como amigo. A superproteção dos pais é outro ponto a se discutir, e também a forma de tratar pessoas que sofrem de amnésia.

Procurando Nemo é um filme para todas as idades, e assistir junto com os filhos é uma boa recomendação. Sua história não é complexa, mas trás à nossa atenção diversos fatores comuns a serem discutidos na sociedade, e uma criança também poderá aprender muito com a mensagem delicada que o filme repassa. 

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário