sexta-feira, 14 de setembro de 2018

HUSH - A MORTE OUVE


Hush – A Morte Ouve é um filme de suspense dirigido por Mike Flanagan e lançado em 2016. Esse filme apesar de conter uma história clichê, consegue cumprir os principais quesitos para um bom filme de suspense, que prende a atenção, nos deixam apreensivos e torcendo pela protagonista. No elenco temos os nomes de Kate Siegel, John Gallagher Jr. Samantha Sloyan e Michael Trucco.

Sinopse: Depois de perder sua audição quando adolescente, Maddie Young (Siegel) viveu uma vida de isolamento totalmente recuada em seu mundo silencioso. Porém, quando o rosto mascarado de um assassino psicótico aparece na janela de sua casa ela deve ultrapassar seus limites físicos e psicológicos para poder sobreviver uma noite.


O filme contém uma duração bem curta, apenas 81 minutos, e que são suficientes para um roteiro simples e direto. Se o filme se alongasse com sua duração, acredito que a narrativa ficaria arrastada demais e cansaria o espectador. Felizmente, a produção se precaveu desse erro e conduziu o filme com maestria, abusando dos clichês de uma forma bacana e interessante.

A atriz Kate Siegel é bastante carismática e segurou o filme inteiro com seu desempenho. Sua personagem é aquela típica que conquista o espectador com sua esperteza, apesar de sua deficiência auditiva. E falando nisso, é um dos maiores acertos do filme: colocar alguém com deficiência para lutar pela vida que se encontrava ameaçada por um assassino psicopata. O clima do filme é claustrofóbico e tenso, e não queremos desistir de assistir em hipótese alguma, até que chegue o desfecho da história.

O vilão teve seus bons momentos, principalmente no começo quando ele estava com a máscara. Sua crueldade e frieza consegue nos deixar apreensivos toda vez que ele aparecia para “brincar” de gato e rato. Todavia, a partir do momento em que ele tira a máscara, toda aquela sensação de medo vai por água abaixo quase que por completo. Por que com a máscara, a tensão é maior, o mistério sobre quem está ali é muito grande, e isso de certa forma poderia tornar o filme ainda melhor. Infelizmente pra mim, tirar a máscara do assassino tão rápido fez com que a tensão e mistério declinassem um pouco, sem falar que a cara do ator é muito nada a ver com o personagem frio e sádico que o filme retrata.


No clímax do filme, há a típica luta entre o vilão e o mocinho, mas que não deixa a desejar. Como dito antes, o filme abusa dos clichês de uma maneira interessante que não nos causa nenhum sentimento de repúdio em relação a isso. Pra mim em particular, o clichê em filmes não tem importância, quando ele é utilizado de uma forma que faça da premissa inicial ter um maior valor. Mas, infelizmente há pessoas que não querem ver o que já é de costume, e isso tem contribuído para que as opiniões a respeito de Hush – A Morte Ouve ficassem divididas.

É interessante que no filme quase não há diálogos, o silêncio é quase absoluto. Dessa forma, o suspense mergulhado em toda aflição consegue trazer bons resultados para a produção de um modo geral, fazendo com que sua premissa se mantenha em um grau elevado, sem exagerar demais. Recomendo! 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário