quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O HOMEM NAS TREVAS


O Homem nas Trevas, título original Don’t Breathe foi uma das grandes surpresas do gênero suspense no ano de 2016. Dirigido por Fede Alvarez e estrelado por Jane Levy, Dylan Minnette, Daniel Zovatto e Stephen Lang. O filme se concentra em três amigos que em uma tentativa de assalto, acabam ficando presos dentro da casa de um homem cego.

Esse filme tem agradado muitas pessoas por conta de seu clima altamente tenso e claustrofóbico. E não é atoa que tem sido bastante elogiado pela crítica, por que começa com uma simples história de assalto e se desenvolve a partir do desespero deles em tentar sobreviver. Os três jovens do filme já são acostumados a aplicar esse tipo de golpe, já vinham de outros roubos bem sucedidos, e vale ressaltar que seus assaltos são bem planejados.


Ao receberem a informação de que havia muito dinheiro na casa de um senhor de idade que havia servido o exército, eles caem em tentação, principalmente após saberem que o homem havia perdido a visão. Uma presa fácil, eles acreditavam... Mas, quando entram na casa, percebem que o velho é um completo demolidor, que apesar de sua cegueira, se torna pior do que os próprios assaltantes armados. Depois de notar que sua casa foi invadida, o homem cego passa a ser o caçador dos jovens, que se veem em completo desespero, e não adianta chamarem a polícia, já que os mais errados nessa história são eles, por que foram lá para roubar.

Vale destacar a incrível performance do elenco, que conseguem atribuir a narrativa os sentimentos necessários que os personagens tinham que demonstrar, mas, quem rouba a cena é o ator Stephen Lang, o cara ficou extremante sinistro interpretando o homem cego, o seu desempenho foi excelente, e muitas pessoas o aclamaram como um dos velhos mais perigosos do cinema atual.


O Homem nas Trevas possui uma atmosfera sombria e impactante! Cada cena de perseguição vai se tornando cada vez mais tensa. A narrativa é bem conduzida e ágil, não deixando o espectador respirar. E além do cego, tem um cachorro para ajuda-lo a pegar os invasores. No entanto, como é previsível, há uma coisa escondida dentro das dependências daquela casa, que na minha opinião só serviu pra encher linguiça, apesar de que o ocorrido tem sido mais um motivo para o total desespero dos assaltantes.

Enfim, O Homem nas Trevas é um suspense autêntico, cumpre seus requisitos e agrada muito os fãs do gênero. Claro que não chega a ser um filmaço do suspense, mas seu conteúdo mergulhado em completa tensão e desespero faz valer cada minuto. Vale ressaltar que o diretor Fede Alvarez fez parceria com Sam Raimi no remake A Morte do Demônio (2013), e sua estada em filmes de terror e suspense tem levantado grandes expectativas em relação aos seus trabalhos, nos restando aguardar por mais filmes que ele venha a dirigir. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. eu detesto o nome no brasil. o nome original é perfeito. é muito bem feita a tensão, como é criada, concordo. beijos, pedrita
    https://mataharie007.blogspot.com/2017/07/dont-breathe.html

    ResponderExcluir
  2. Este filme foi uma ótima surpresa. O diretor explora elementos de filmes de terror para criar um violento suspense repleto de tensão.

    Abraço

    ResponderExcluir