sábado, 24 de fevereiro de 2018

SUPERMAN: O FILME


Nem precisa entender muito de cinema para saber a importância que Superman: O Filme teve na história. Sendo um clássico dos filmes de super-heróis que deixaram seu legado, e o sucesso obtido fez com que esses tipos de filmes ficassem tão famosos que todo mundo queria ver assim que é lançado nos cinemas. Falando do Super-Homem, um dos personagens mais famosos da DC Comics, o filme em questão aqui é o de 1978, dirigido por Richard Donner e é estrelado por Christopher Reeve (1952-2004), Marlon Brando (1924-2004), Gene Hackman e Margot Kidder. Super-Homem O Filme foi indicado a três Oscar, e venceu o de Melhores Efeitos Visuais.

Sinopse: Antes da destruição do planeta Kripton, Jor-El (Marlon Brando) envia seu filho para um planeta distante a fim de protegê-lo. A Terra é o seu destino e ele será aquele que defenderá a humanidade de todos os perigos. Dotado de super-poderes, ele sobrevoará as cidades mantendo a lei e a ordem, e para manter sua identidade secreta se disfarça no repórter Clark Kent (Christopher Reeve).


O sucesso era garantido para os produtores, que inclusive incluíram logo no inicio a condenação do general Zod e seus aliados para a zona fantasma, acontecimento pelo qual irá gerar a história do segundo filme. O inicio de Superman O Filme é lento, mas necessário para desenvolver cada passo do Homem de Aço, desde a sua ida do planeta Kripton até a Terra, onde é acolhido por Jonatham e Martha Kent, que nomeia o garoto de Clark. Depois de alguns anos, Jonatham morre e Clark descobre um cristal brilhante nos restos de sua espaçonave, esse cristal constrói a Fortaleza da Solidão no Ártico, onde lá Clark descobre suas origens e responsabilidades para com seus poderes, através de uma visão holográfica de Jor-El, seu pai. É dessa forma que ele se torna o Superman.

No dia-a-dia, Clark consegue um trabalho de repórter no Planeta Diário, onde conhece Lois Lane (Margot Kidder), por quem se apaixona perdidamente. Para não levantar suspeita sobre quem ele realmente é, Clark tem um jeito de desastrado e idiotazinho. Sua missão como herói é manter a paz, evitar acidentes e assaltos, salvando assim muitas vidas. O filme tem bons efeitos especiais, que para sua época era algo fascinante. Inclusive, foi este o primeiro filme em que foi visto um homem voar. O roteiro de Superman O Filme é rico e contém boas cenas de ação e algumas pitadas de comédia e romance.


O desempenho de Christopher Reeve como Superman é sensacional! Até hoje muitos o consideram como “o superman original”. Claro que hoje, os filmes com o personagem são dotados de efeitos especiais muito avançados, mas em minha humilde opinião, esse primeiro superman foi o melhor de todos, apesar de suas limitações na época de seu lançamento. Eu acho o superman de 1978 melhor, não apenas no quesito de ter um ator brilhante no papel, mas pela história do filme que é muito bem contada e não deixa buracos grandes no roteiro.

A participação de Marlon Brando como o pai de Clark é um dos ápices do grande sucesso do filme. O ator já era muito conhecido, principalmente após sua passagem no épico e impecável filme O Poderoso Chefão, sua participação em Superman, embora seja curta, é um dos pontos chave para um maior desenvolvimento, não só deste, mas de suas sequências. E o vilão Lex Luthor (Gene Hackman)? Não vou negar que eu detesto esse personagem. Ele, apesar de ser um humano comum, alguém que não tem a menor chance contra o kriptoniano, consegue sair vitorioso em alguns de seus planos malignos. Astúcia? Poderia dizer que sim, o problema é que não entendo como ele consegue informações valiosas sobre o Superman assim tão fácil. Mas tudo bem, isso é bom por que se não fosse pra ser assim, a história do herói não teria tanta graça.


E Margot Kidder no papel da mulher da vida de Clark? Alguns a criticaram por conta da beleza, mas eu em particular não a acho feia para o papel, além do mais a sua interpretação é o que tem de mais importante, ela conseguem refletir sentimentos de uma mulher nitidamente encantada com o famoso herói, que inclusive é a preferida dele, pois teve o prazer de lhe conceder entrevistas. É difícil também esquecer as belas cenas em que o Superman voa com Lois no ar durante uma noite. Um clima romântico até agradável de acompanhar!

Por fim, o filme se resume nisso: luta para fazer o bem e salvar vidas, romance e um vilão diabólico, tudo acompanhado de muita diversão ao longo de 143 minutos. As sequências finais do filme onde o herói salva muitas vidas é ótima, exceto aquela em que ele voa ao redor do planeta e faz o tempo voltar, sinceramente esse foi o único defeito no roteiro, é muito sem lógica e explicação que tal fenômeno podia ser feito, mesmo que seja em um filme de super-herói. Porém, isso não tira os méritos que esta grande produção teve, assisti-la é algo estritamente obrigatório para os fãs de filmes de heróis e das famosas HQs. 

NOTA: 9/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário: