sexta-feira, 30 de junho de 2017

ANACONDA



Se existe um bicho que mais aterroriza o ser humano, esse bicho sem dúvida é a cobra. Pensando nesse medo, temos o filme da Anaconda para comentarmos aqui. É um filme norte americano de 1997 dirigido por Luis Llosa. No seu elenco contamos com os nomes de Jennifer Lopez, Jon Voight e Ice Cube. Se ambientalizando na Amazônia, que é o lugar perfeito para um filme desse tipo, uma vez que as anacondas são mais encontradas nessa região. 

O filme aborda um grupo de documentaristas viajando pela bacia amazônica à procura de uma tribo indígena, conhecida como Shirishama. No meio do caminho, eles acabam encontrando Paul Sarone, interpretado por Jon Voight, que estava pedindo socorro, pois perdeu seu barco no meio da enchente. Aos poucos ele vai ganhando a confiança do grupo, principalmente quando ele salva a vida de um casal que quase foi atacado por um javali. Um dos acordos de Sarone com o grupo é ajudá-los a encontrar a tribo, já que sua vida fora salva. O filme tem uma história muito simples, que se resumida pode acabar revelando tudo o que acontece. Porém, vou destacar alguns pontos cruciais para vermos que embora o filme seja pequeno, ele é um dos clássicos de terror mais conhecidos da década de 90. 

Um dos principais motivos disso é uma inovação, pois ao abordar animais, mesmo quando sabemos muito bem que anacondas (ou sucuris) não costumam comer seres humanos. Mas aqui o que vale é o terror. Durante o filme, os documentaristas aos poucos vão percebendo que Paul Sarone tem segundas intenções, a principal delas é capturar viva uma gigante anaconda que vive naquela região. Ambicioso e calculista, Paul arquitetou todo o seu plano, o que ele realmente queria era um barco apropriado para capturar o animal. Assim, os documentaristas ficam como reféns, quando Sarone revela seu objetivo. Todavia, um deles fica do lado do caçador ambicioso, pois ao saber que a cobra viva vale muito dinheiro, rapidinho ele se une a Paul na captura. Vale dizer que essa parceria não terminou muito bem. 

Em meio a muitos conflitos entre os personagens, o que prevalece é o clima tenso em certas partes do longa. E não é só uma cobra não. Percebemos que existem duas no filme, mas poderia ter mais, quem sabe? Vale destacar as cenas onde um ser humano é devorado e até sendo cuspido pra fora, saindo do estômago da cobra repleto de meleca, uma cena pra lá de nojenta! Conheço pessoas que sentem náuseas sobre essa cena, o que é bem difícil ver e não fazer careta. Em termos de atuações, o filme é tosco. Se salvando apenas Jennifer Lopez e Jon Voight. 

Falando da cobra, o nosso principal personagem: os efeitos que a geram são super bem feitos, pra mim de todos os filmes de cobra que já tive a oportunidade de assistir, esse foi o que teve uma mais realista. Nos momentos, onde ela engole uma pessoa inteira é aterrorizante! Hoje não tem tanto impacto assim, mas antigamente, eu me lembro que a cena da cobra devorando uma pessoa viva era de rasgar o estômago!  Uma curiosidade interessante e que vale a pena dizer aqui é que cobras como as anacondas, não têm veneno. Sua arma contra suas presas é simplesmente o abraço mortal. Que é o movimento onde a cobra enrola seu corpo sobre a presa e aperta até matá-la sufocada, e o filme não foi além desse detalhe, em todas as cenas onde a anaconda agarra alguém, ela o sufoca. Característica única dessas cobras!  

Anaconda gerou sequências. Embora em minha opinião só se salva os dois primeiros, os seguintes devem ser vistos para perceber que as histórias estão interligadas uma com a outra. Mesmo que os recentes apelam mais para ficção do que apenas mostrar o terror que é um animal gigante, e ainda por cima o bicho mais temido pelas pessoas. Esse foi o caso desse primeiro filme, pra ele não interessa como surgiu aquela cobra, o que importa realmente é o que ela faz dentro do filme, na intenção de impressionar o público. 

Alguns indagam se existem realmente cobras de grande porte. Eu digo que sim. Já vi documentário onde mostram cobras de 6 a 9 metros de comprimento, e se trata exatamente da anaconda ou sucuri. Mas ela come pessoas? Eu só vi isso em filme. E segundo especialistas, anacondas não andam atrás de gente e sim de presas convencionais. Vale a pena dar uma conferida. Anaconda é um filme que além de terror é bastante divertido, tendo seus destaques nos efeitos especiais. 

NOTA: 6/10

Veja o trailer do filme abaixo: 

3 comentários:

  1. Esses filmes da Anaconda são muito ruins. Uma total perca de tempo!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dessa versão da anaconda e do 2, pra mim a partir do 3 se perdeu de vez

    ResponderExcluir