sexta-feira, 10 de julho de 2020

O SEGREDO DOS DIAMANTES


O Segredo dos Diamantes é um filme brasileiro do gênero aventura que foi lançado em 2014, sendo extremamente gostoso de assistir em família! Não exigindo muito do seu roteiro, o filme cumpre muito bem o que promete, não sendo complexo e nem inocente demais. 

Dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton, o filme conta com três adolescentes nos papéis principais: Matheus Abreu, Rachel Pimentel e Alberto Gouvêa, mas também conta com atores conhecidos como Rodolfo Vaz, Rui Rezende, Dira Paes e Manoelita Lustosa. 


Sua história se resume assim: Ângelo (Matheus Abreu) e seus pais viajam para a casa da avó do jovem (Manoelita Lustosa), no interior de Minas Gerais, mas no caminho sofrem um acidente de automóvel. Ângelo não sofre nenhum ferimento, por incrível que pareça, mas sua mãe (Dira Paes) machuca seriamente a perna e seu pai entra em coma devido a um traumatismo cerebral. Diante disso, uma grande noticia estava se espalhando pelas redondezas sobre a descoberta de um pequeno baú cheio de moedas e um manuscrito com um enigma, supostamente deixado por um padre, que 200 anos antes, teria escondido um punhado de diamantes. 

Decidido a encontra-los para pagar a cirurgia cara que seu pai precisa fazer, Ângelo conta com a ajuda de seus amigos, Julia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvêa). Para os três jovens terem sucesso em sua busca, eles precisam decifrar o enigma deixado nos livros. Mas seus planos são descobertos por Silvério (Rui Rezende) que afirma ser o tataraneto do tal padre, e se considerava o único proprietário dos diamantes, e ele se tornaria a partir daí uma pedra no sapato do protagonista. 


O filme tem uma bela fotografia e uma direção muito boa de Helvécio Ratton, que conduziu a história muito bem. Os três jovens eram estreantes, e se saíram muito bem com seus papéis, Matheus Abreu interpreta um protagonista preocupado com a saúde do pai, e não pensa em outra coisa a não ser fazer algo que possa salvá-lo, Alberto Gouvêa apesar de forçar um pouco as suas falas nos conquista com seu carisma e alguns momentos engraçados, já a lindinha Rachel Pimentel mostra que tem talento diante das câmeras, sendo simpática e expressando sua personagem de forma natural. E se você acha que esses dois últimos servem apenas de enfeite para que o protagonista não se aventure sozinho, engana-se. Julia e Carlinhos se tornam personagens de muita importância na busca pelo tesouro e posteriormente obter sucesso nisso. 

Sobre o antagonista, alguns acharam que as características dele foram um pouco exageradas para um filme infanto-juvenil, pois seu uso de armas e com atitudes violentas acabaram comprometendo aquilo que o público esperava, e esse ponto chegou a ser criticado. No entanto, em minha opinião, isso tornou o clima bem mais interessante, por que um filme em que aborda riquezas se não tiver um vilão ganancioso, mesmo sendo clichê não ia prestar. E até certo ponto, isso serviu para um filme mais tenso e dramático para a vida de Ângelo. 


Agora o que mais me encantou em O Segredo dos Diamantes foi a trilha sonora. Durante todo o filme, temos um fundo musical típico dos filmes de aventura, em especial daqueles que escondem um mistério. Mas a melhor mesmo é a música tema do filme, Poeiras da Ilusão, do Skank. Um filme de aventura sadio e que crianças e adultos irão gostar. No entanto, não devemos ser tão exigentes a ponto de querer uma obra-prima. Não, vamos levar em conta a decência de ter um filme direcionado a crianças e adolescentes no meio de tanta porcaria que cinema brasileiro já produziu ao longo de sua história. Vejo isso como uma evolução do nosso cinema nos últimos anos, muito embora o filme não seja tão magnífico assim, mas é um passatempo saudável e que vale a pena ter a experiência. 

NOTA: 7,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. é um bom filme. matheus abreu vem despontando como ator. eu comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2015/12/o-segredo-dos-diamantes.html
    beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, dos principais o Matheus é o único que segue na carreira de ator. O Alberto Gouvêa tá jogando futebol na Tailândia e a Rachel Pimentel tá na Faculdade de Medicina.

      Excluir