sábado, 18 de julho de 2020

O JOGO DA MORTE 2 (1981)


Todos sabem que o filme O Jogo da Morte de 1978 foi um projeto inacabado de Bruce Lee e, em consequência disso, o roteiro foi completamente mudado após a morte do astro em 1973. Porém, apesar de ter sido um filme bem decepcionante em termos de qualidade, houve uma sequência lançada em 1981. Vamos comentar um pouco dessa sequência hoje. 

O Jogo da Morte 2 pode também ser chamado de A Torre da Morte foi dirigido por Corey Yuen e Sammo Hung Kam-Bo. O filme conta eventos após os que foram vistos no filme anterior, onde Billy Lo retorna para a China a fim de visitar Chin Ku, seu velho mestre e Bobby, seu irmão. Para sua surpresa, Chin Ku morre misteriosamente e Billy resolve investigar. Infelizmente, ele também é assassinado e Bobby fica com a missão de descobrir toda a verdade por trás dessas mortes. A pista o conduz até o esconderijo de Lewis, um americano especialista no kung fu. Nessa fortaleza, uma torre invertida abaixo da terra está a chave para o mistério da morte de Billy.


O nome de Bruce Lee só está nesse filme por puro marketing, já que ele não participou de sequer uma única cena. No entanto, os produtores resolveram fazer a mesma coisa que acontece no filme de 1978: cortaram várias cenas dos filmes anteriores de Lee, e montaram em vários momentos onde o personagem Billy Lo aparece. Como visto em O Jogo da Morte, Billy sempre está de costas, o sósia é o mesmo, o coreano Tai Chung Kim. Entretanto, quando Billy Lo está fora de cena, seu irmão Bobby é também interpretado por Chung Kim, assim não necessitava mais esconder sua face toda vez que entrasse em cena.

Dessa forma, O Jogo da Morte 2 passa a ficar interessante pois não precisamos mais nos incomodar com o sósia de Lee. Alguns não gostaram, mas eu particularmente achei muito melhor, o que significava que não era mais preciso apelar para aquelas montagens ridículas! A história do filme é bacana, e ainda há um plot twist no final. Mas, como é o costume em alguns filmes chineses dos anos 80, há uma comédia exagerada e sem graça e claramente notamos uma produção bem tosca. Além de uma estrutura narrativa enxuta e sem maiores desenvolvimentos. Por outro lado, a coreografia de luta é fantástica! Sendo este aspecto a melhor coisa do filme.


Se no primeiro filme teve a polêmica de incluir cenas reais do funeral de Bruce Lee, aqui eles apertaram a mesma tecla. Dentro do roteiro do filme anterior, as cenas do funeral eram uma farsa para esconder o fato de que Billy Lo havia sobrevivido ao atentado. Nesse segundo filme, Billy realmente dá adeus ao mundo, deixando o protagonismo com o seu irmão.

O filme não é ruim. Só acho que esse pessoal tem se aproveitado demais da conta da imagem de Bruce Lee após sua morte. Nem deveriam ter mexido no projeto O Jogo da Morte. As poucas cenas que Lee gravou, eles poderiam lançar em algum extra, sem que mexesse de fato na história. Felizmente, hoje com a internet, essas cenas foram resgatadas na íntegra, assim podemos apreciar do pouco que Lee gravou e não pôde concluir. 

NOTA: 5/10

Assista ao trailer de O Jogo da Morte 2 no vídeo abaixo:



BÔNUS – Cenas inéditas gravadas de Lee para o filme O Jogo da Morte que, infelizmente foram completamente picotadas, se aproveitando muito pouco do material original.



Nenhum comentário:

Postar um comentário