quinta-feira, 30 de julho de 2020

AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS


As Patricinhas de Beverly Hills, título original Clueless é um clássico adolescente dos anos 90 que marcou gerações. Mesmo sendo bobinho e clichê, é um filme que diverte bastante e é uma ótima recomendação para passar o tempo. O filme foi dirigido por Amy Heckerling e foi vagamente baseado no livro Emma de Jane Austen. No elenco temos Alicia Silverstone, Stacey Dash, Paul Rudd e Brittany Murphy. 

O filme se ambienta na cidade de Beverly Hills, onde vive a adolescente Cher (Alicia Silverstone), filha de um advogado muito rico, que passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com suas amigas tão alienadas quanto ela. Cher é uma garota que basicamente tenta de tudo para se safar, desde notas baixas na escola, ser aprovada no exame de direção mesmo após cometer falhas graves, tudo na base da conversa. Seu charme é inegável, mas é por causa de sua imaturidade que ela acaba se envolvendo em diversas confusões. 

Alicia Silverstone e Brittany Murphy
Por ser uma patricinha filha de um ricaço, Cher é a garota mais popular da escola e uma grande influência sobre outras garotas de sua idade. Assim, ela percebe que gosta de fazer boas ações e decide adotar a nova garota da escola, Tai Frasier (Brittany Murphy). Tai é uma garota desajeitada e antissocial. Cher passa a fazer uma reforma em seu visual na tentativa de ajudá-la a se enturmar e posteriormente arrumar um companheiro para ela. Mas, suas tentativas são frustradas quando o rapaz a quem ela queria arrumar para Tai, rejeita a garota e tenta seduzir Cher. Arrumando confusão em cima de confusão. 

Contudo, em sua casa vive um rapaz chamado Josh (Paul Rudd), enteado de seu pai e que estava de férias e passando o tempo ali para aprender a profissão na qual ele desejava, ser um advogado. Sua relação com Cher parece mais uma de irmãos de sangue, onde um brinca com o outro, mas sem qualquer envolvimento sério. Além disso, ela o considera como desalinhado e certinho, enquanto ele a chama de egoísta. Porém, apesar das diferenças de personalidade, um não odeia o outro. 

Cher tentando seduzir um rapaz gay
Cher conhece e se envolve com um novo estudante da escola, Christian (Justin Walker). Mas, se decepciona ao descobrir que o cara é gay. Mesmo assim, eles continuam amigos já que Christian entende de moda tanto quanto ela. À medida que o filme caminha para o final, Cher percebe que sua paixão pertence a um rapaz que ela não imaginaria que fosse possível, e assim ela faz de tudo para conquistá-lo, mesmo que para isso tenha que passar por cima de suas amigas. 

Em resumo simples, As Patricinhas de Beverly Hills conta o cotidiano de uma garota mimada adolescente, mas que descobre que sua riqueza e orgulho não são suficientes para ela. O que era aquela garota que se importava em ajudar outras, percebe que ela também necessitava de uma reforma, mas uma reforma interior. É muito divertido acompanhar as situações engraçadas e inusitadas que ocorrem ao longo do filme, sem que perca seu charme e seu principal aspecto: a busca pela maturidade. 

O destino uniu os "irmãos"?
Esse foi o filme que elevou a carreira de Brittany Murphy, que infelizmente já nos deixou em 2009. Também a lindíssima Alicia Silverstone ganhou destaque com esse filme, porém, até hoje esse continua sendo seu maior sucesso. Eu conheci Silverstone em alguns clipes da banda Aerosmith, depois no horrível Batman & Robin (1997). Felizmente, a loirinha possui bons filmes como por exemplo, este que estamos comentando e o suspense Atraída Pelo Crime (1996). Apesar de ser mais identificável pelo público feminino, não quer dizer que o público masculino não irá gostar. Mesmo ciente da sua importância em marcar gerações, fui assistir ao filme com baixas expectativas, e saí muito satisfeito no final. E claro, irei rever novamente! 

NOTA: 7,3/10

O filme está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário