segunda-feira, 6 de julho de 2020

O HOMEM DA TERRA (2007)


Um dos filmes mais incríveis que vi esse ano, apesar de seu lançamento ter sido em 2007, e é até razoável considerar este filme como sendo um dos bem raros de encontrar, já que se trata de uma produção independente. O filme em questão se chama O Homem da Terra, título original Man From Earth e foi dirigido por Richard Schenkman. 

Será que haveria um homem do Alto Paleolítico vivo nos dias de hoje? Essa é uma ideia inconcebível. Mas, isso é justamente a premissa desse filme. O protagonista John Oldman faz essa pergunta a um grupo de amigos, todos professores universitários. Obviamente, eles pensam que se trata de um jogo de imaginação ou até mesmo uma brincadeira. Porém, o fato é que John fez essa pergunta durante uma pequena festa de despedida, e ele na realidade queria explicar as razões pelas quais tinha deixar a cidade depois de 10 anos vivendo lá. E ele choca todos com a revelação de que ele é o homem que nasceu no Alto Paleolítico e continua vivo, após 14 mil anos.


É claro que apesar do choque, quase ninguém leva uma afirmação desse tipo a sério. No entanto, desperta algumas curiosidades no grupo que o enchem de perguntas sobre épocas e costumes históricos. Alguns fazem isso por acharem a brincadeira divertida; outros fazem por curiosidade de saber mesmo se tal afirmação é verídica; enquanto outros fazem na tentativa de ridicularizar John pegando-o em alguma contradição. Surpreendentemente, ele impressiona a todos com suas respostas, sua tese embora seja considerada ridícula pelos amigos, eles por sua vez, não podem provar o contrário. E o debate se segue abordando os sentimentos mais profundos, como no caso das pessoas religiosas.

Quando o assunto sobre a fé e figuras religiosas históricas são colocadas em pauta, John tranquilamente faz revelações que deixam o grupo perplexo, um deles queria obriga-lo a procurar ajuda psiquiátrica, mas mesmo diante de ameaças, o homem continua firme e tranquilo em seu discurso. Confesso que o assunto envolvendo a religião foi o que mais me cativou, por que não apenas nos fez mergulhar fora da caixinha que somos acostumados a viver, como também criticou determinados aspectos que parecem não ter importância ou que seriam muito improváveis, visto que somos ensinados desde pequenos que aquilo é assim e ponto final.


Como eu já fui uma pessoa extremamente religiosa, eu pude me identificar com esses detalhes e diálogos riquíssimos em conteúdos bastante relevantes e, em minha opinião, obrigatório coloca-los em uma discussão respeitosa. Claro que compreendo a insatisfação que alguns poderiam ter em vista de tudo que é revelado, como acontece com uma das personagens do filme. Foi a abordagem mais delicada que já vi em filme envolvendo esse tema!

E não apenas a forma como o roteiro desdobra suas ideias, se desenvolvendo a cada minuto até chegar ao desfecho final. Devo adverti-los que há um plot twist muito impactante nos minutos finais, que acabei terminando boquiaberto. O Homem da Terra é um filme que parte de uma premissa simples, mas muito bem trabalhada e segurada pelo elenco de uma forma bem bacana. Não necessita efeitos, só tem um único cenário, o orçamento é baixo e esse é mais um exemplo de que filmes simples e sem muitas complicações podem gerar um resultado incrível e satisfatório. Altamente recomendado!

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. A produção e as atuações são precárias, mas a história é ótima. O roteiro questiona a história do mundo, a ciência e a religião de uma forma bastante interessante.

    Uma curiosidade é que este filme é de 2007 e o roteirista Jerome Bixby que escreveu a história faleceu em 1998. Provavelmente alguém desengavetou esse roteiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, a produção e atuações fracas são compreensíveis por que o filme teve um baixo orçamento. Mas, mesmo para um filme assim, segurar uma ideia dessa que prende sua atenção do início ao fim é algo para tirar mesmo o chapéu. Independente se as atuações foram abaixo da média ou a qualidade de filmagem seja ruim, uma produção que ninguém daria nada julgando-a por esse aspecto ter conseguido fazer o que poucos filmes conseguem, é algo assim incrível de ver.

      Excluir