segunda-feira, 29 de junho de 2020

POSSUÍDA (2009)


Possuída título original, The New Daughter é um filme de terror lançado em 2009 dirigido por Luis Berdejo. Este é um filme que não chamou a atenção da crítica e do público. Mesmo que desde o seu lançamento até hoje ele tem passado algumas vezes na tv, seu público ainda assim é bem pequeno e com poucas aprovações. O filme é estrelado por Kevin Costner e Ivana Baquero. 

John James (Kevin Costner) é um renomado escritor recém-divorciado que após ser abandonado pela esposa decide dar novos rumos na vida se mudando para uma casa de campo, longe da cidade grande. Acompanhado pelos seus dois filhos: o pequeno Sam (Gattin Griffith) e a pré-adolescente Louisa (Ivana Baquero). John e Sam estão dispostos a se adaptarem ao novo lar, mas Louisa está vivenciando uma fase complicada de mudanças na vida e não aceita a ideia de viver longe da cidade e de seus amigos.


Louisa não consegue se enturmar na nova escola e nem se sente à vontade em casa, sua única forma de sentir-se bem com aquele novo ambiente é por passear pelo bosque que rodeia sua casa. Nesse bosque, ela encontra uma colina, que parece ter hipnotizado a garota. Pois a atenção que ela dá a isso é bastante estranha e excessiva. Não demora muito para sua família começar a ouvir barulhos estranhos, e quanto mais o tempo passa, Louisa muda estranhamente seu comportamento, como se estivesse se transformando em outra pessoa.

Utilizando de clichês do gênero, James começa a fazer uma investigação sobre o lugar e descobre algo assustador. Entretanto, não tinha muitas alternativas em relação à sua filha, pois ela estava completamente possuída por alguma entidade do mal, mas, mesmo assim ele pretende lutar até o fim pra salvar sua família.


Apesar de ter uma premissa bacana, mesmo sendo clichê, o filme poderia render bons resultados. Porém, a trama fica muito previsível e não há quase nada impactante, além de não ter trabalhado bem o caso do misticismo, deixou grandes lacunas em branco e infelizmente, estragou o filme. No entanto, mesmo com todos estes aspectos que comprometem o longa, o clima de mistério parece se sobressair diante de tudo. E mesmo considerando que o final foi muito mal trabalhado, acredito que esse projeto tinha sim potencial, não para ser uma obra-prima, mas um entretenimento bacana e razoável para os amantes do gênero. Infelizmente, não cumpriram com essa obrigação.

Kevin Costner talvez tenha sido um nome de peso para um reconhecimento maior da atriz Ivana Baquero, que havia brilhado no filme O Labirinto do Fauno, e aqui foi a sua estreia no cinema americano. Uma pena que o projeto não foi aquele que deixaria uma marca na carreira da jovem espanhola que acabou por não ser aproveitada como deveria. 

NOTA: 4,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

4 comentários:

  1. O filme é fraco. Explora todos clichês possíveis do gênero. A atriz Ivana Barquero acabou com sua carreira americana logo na estreia. Atuação muito ruím.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Atuação dela comparada com a Ofélia em Labirinto do Fauno nem parece ser a mesma atriz. Mas o trágico mesmo foi o filme em si e o roteiro fraco e mal executado.

      Excluir
  2. Que final mais safado aff

    ResponderExcluir