quinta-feira, 4 de junho de 2020

1917


Um dos grandes concorrentes ao Oscar de Melhor Filme na última cerimônia, foi o filme 1917 do diretor Sam Mendes. Recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, porém levou apenas 3 estatuetas: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som. 1917 é estrelado por George MacKay, Dean-Charles Chapman e Benedict Cumberbatch. 

Primeira Guerra Mundial. Dois soldados britânicos, os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), recebem ordens aparentemente impossíveis de cumprir. Em uma corrida contra o tempo, eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode salvar 1600 de seus companheiros.


O maior feito dessa obra-prima de Sam Mendes são os longos planos-sequência utilizados, com cortes impossíveis de notar. Essa façanha já foi vista diversas vezes, como por exemplo, no clássico Festim Diabólico (1948). No entanto, o que me fascinou nesse filme, que foi um forte candidato ao Oscar, foram as técnicas utilizadas, junto com a brilhante interpretação de MacKay e com a câmera acompanhando-o em sua missão. Juntando tudo isso, o espectador se sente na pele do protagonista, e as longas tomadas auxiliam muito em nosso envolvimento na trama.


Quando Schofield dá de cara com soldados inimigos, corremos junto com ele, quando ele salta de um penhasco e cai dentro de um rio, nós saltamos juntos, inclusive eu particularmente tive um frio na barriga nas duas vezes que assisti. Além disso, a fotografia é um espetáculo à parte! As cenas na guerra e os efeitos especiais são maravilhosamente bem feitos! Honestamente, se 1917 tivesse ganhado o Oscar de Melhor Filme, eu não acharia exagero, apesar de que o ganhador merecia igualmente. Porém, suas conquistas não só do Oscar, mas de todos os prêmios que conseguiu, já faz de 1917 um dos grandes filmes da década.


Uma direção perfeitamente executada, Sam Mendes consegue transmitir a aflição causada em campos de batalha, junto com uma trilha sonora magnífica, combinando muito bem os elementos necessários para um grande filme, uma verdadeira obra de arte! Não posso deixar de mencionar a performance de George MacKay, em minha opinião, ele é um dos grandes nomes desta geração. Talvez o grande público ainda não aprecie tanto o seu talento, pois seus filmes não são tão populares, mas sem dúvida alguma, o nome dele alcançará o topo no mundo da sétima arte. Esperem pra ver. 

NOTA: 9,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário