Cidade dos Sonhos, título original Mulholland Drive é uma coprodução dos EUA com a França lançado em
2001. Escrito e dirigido por David Lynch e estrelado por Naomi Watts e Laura
Harring. O filme conta a história de uma aspirante à atriz que se muda para Los
Angeles e encontra uma mulher que perdeu a memória num acidente de carro.
Esse é o tipo de filme que na primeira vez que você assiste, quando
termina e você fica tipo: “Hein?”
Sim, é um filme bastante complexo e confuso, no entanto, há explicações para
tudo que acontece. O diretor inclusive deixou diversas dicas úteis para um
melhor discernimento da trama, sem que revelasse todos os enigmas. É claro que
um espectador bastante atento e ciente da proposta do filme, vai compreender
tudo quando começar a subir os créditos finais. Mas, para muitos é muito
complicado digerir informações em cima de informações, e principalmente por que
a narrativa não segue uma ordem cronológica.
Antes de começar a soltar spoilers (avisando desde já aos que não viram
o filme, que não sigam adiante), vamos partir do princípio da narrativa: Rita
(Laura Harring) sofre um acidente de carro, no qual perde a memória. Atortoada
e sem se lembrar de nada, ela se esconde em um apartamento onde é encontrada
por Betty (Naomi Watts). Prontamente a atriz ajuda a moça a se acomodar e
tentar descobrir o que houve e quem ela é de fato. Nesse tempo, a narrativa
inclui algumas cenas que não fazem muito sentido, a princípio sem nenhuma correlação
com as duas moças. Só que tudo se modifica em um determinado momento do filme,
a trama se aprofunda na convivência das duas mulheres e sem mais nem menos, nos
são reveladas coisas que parecem ficar cada vez mais confuso. Ênfase no parece.
Eu poderia dizer que David Lynch fez uma grande façanha com esse filme,
apesar de que na minha humilde opinião contém alguns defeitos, sendo o
principal deles: a narrativa seguir um caminho extremamente cansativo. Mas,
felizmente quando desdobramos as pistas e as cenas então aparentemente
aleatórias, tudo começa a se encaixar aos poucos e ao final da trama, podemos
obter a nossa interpretação sobre tudo o que vimos no filme.
Betty não é Betty e Rita não é Rita. E a maioria dos personagens está
com nomes errados. Entenderam? Eu sei que não. Mas, vamos lá. A verdadeira
identidade da personagem de Naomi Watts é Diane Sellwyn, e assim que o filme
começa, no meio de um concurso de dança, podemos ver ao fundo uma pessoa
prestes a se deitar, essa é Diane e a partir daí começa o sonho dela. E o fato
dela ajudar Rita após sofrer o acidente, indica que Diane nutre um forte
sentimento de culpa e tudo o que ela faz sob o nome de Betty no sonho dela, é
uma tentativa de se redimir sobre uma ação que ela tomou na vida. Isso nós só
entendemos plenamente no final do filme.
É interessante ver que no sonho, há momentos bizarros e sem explicação.
Por exemplo, Betty é levada para o apartamento na companhia de um simpático
casal de idosos. Depois de se despedirem, o casal de idosos fica rindo
bizarramente sem um por que aparente. Novamente, no final podemos compreender
que esse casal é uma espécie de personificação da consciência culpada de Diane.
O nome verdadeiro de Rita é Camila Rhodes, amante e atriz bem sucedida que
causa tanto ciúmes quanto inveja em Diane. Tem também um cineasta chamado Adam,
que é de super importância no preenchimento das lacunas mais importantes, a
saber o triângulo amoroso entre eles. De novo, no final tudo se encaixa.
Diane é uma pessoa atormentada por sua carreira de atriz não ter sido
bem sucedida. Ela foi trocada pela pessoa que ela ama e vive com peso na
consciência tentando reverter tudo por meio do seu sonho, que cobre
praticamente o filme inteiro, salvo algumas cenas aleatórias e os 30 minutos
finais servindo com revelações e explicações de absolutamente tudo.
Há detalhes minúsculos que servem de referência aos acontecimentos então
retratados. Por exemplo, a chave azul. Ela sempre aparece para marcar etapas na
história e a caixa azul simboliza a consciência de Diane, tanto é que o casal
de idosos mencionado antes, é visto no final saindo dessa caixa. Além desse
casal, vários personagens estão inteiramente ligados ao inconsciente da
protagonista: Dan, um cara que aparece na lanchonete onde Diane contratou um
assassino. E como o sonho é de Diane, ele conta que teve dois sonhos e que
havia um homem assustador atrás da lanchonete, no qual esse homem esquisito,
segura uma caixa azul (a consciência).
Vale mencionar também a cena onde são feitas as seleções de atores, e
que Adam é o diretor de um projeto. Porém, ao contrário do que aconteceu na
vida real, no sonho ele se recusa a obedecer à recomendação de seus chefes, que
é contratar Camila Rhodes, assim ele acaba sendo punido. Na vida real, ele
contrata Camila e essa escolha resultou na morte dela, encomendada por Diane
que estava dominada pelo ciúme e pela inveja. Então, podemos entender que no
sonho, Diane estava tentando controlar a situação, fazendo com que Adam tomasse
a escolha, na visão dela correta e não tomar a amante de Diane, por que se
assim tivesse sido, a moça ainda estaria viva. Porém, o Cowboy que aparece
conversando com Adam pode ser visto como a vontade de Diane em ter o domínio da
situação, apesar de que nos sonhos é impossível controlar conforme a vontade,
tanto é que tudo parece desmoronar no sonho dela à medida que ela tenta cada
vez mais mudar todo o rumo que tomou.
Quando a gente pega os eventos do filme e colocamos em ordem cronológica,
fica mais fácil de entender. Querem ver? O primeiro evento é como Camila e
Diane rompem o seu relacionamento. Depois acontece uma festa na casa de Adam,
onde Diane é convidada por Camila, que já era sua ex-amante. Diane é humilhada
psicologicamente, pois descobre que sua amada vai se casar com o diretor do
filme. Além disso, ela teve seu sonho de ser atriz ir por água abaixo, já que a
preferida do projeto foi Camila. Assim, nessa festa ela começa a ter o inconsciente
perturbado e traz a maioria dos personagens para a história criada no sonho
dela. Depois da festa, ela usa o dinheiro herdado de sua tia e contrata um
assassino para matar Camila, onde o trato é feito na lanchonete já citada. É interessante
e curioso notar que a garçonete que os atende se chama Betty e no sonho, ela se
chama Diane. Quando o assassino terminar o serviço, ele daria um aviso a Diane
deixando uma chave azul em um local visível em sua casa. A essa altura, ela já
estava dormindo.
No sonho, Betty tenta ajudar Rita que havia perdido a memória e ao
estarem na lanchonete, Rita lê o nome Diane no broche da garçonete e se lembra
de uma pessoa com esse nome. Ao decidirem ir atrás dessa pessoa, elas descobre
um corpo feminino em estado avançado de decomposição. Esse corpo pode
significar a perda da vontade de viver de Diane, no final isso é explicado. Quando
elas vão a um clube, assiste a um show bizarro onde há várias menções de que
tudo é uma ilusão. Betty começa a tremer e chorar, indicando que a realidade
dela está vindo à tona. E então a caixa azul aparece na bolsa de Rita, que já
tinha uma chave e estava pronta para ser aberta.
Quando a caixa se abre, a consciência
vem junto, fazendo Diane encarar a realidade. Pois tudo o que ela havia
vivenciado desde que chegou no apartamento e conheceu Rita não passava de um
sonho, uma realidade alternativa que ela mesma criou. O corpo em estado de
decomposição é o mesmo que se deitou na cena inicial, onde o lençol é da cor
vermelha. Este corpo se levanta, essa é Diane despertando de seu sono profundo
após ela ter mandado matar Camila, e então ela vê uma chave azul sobre a mesa,
indicando que Camila já estava morta. Após isso, sua consciência a condena e da
caixa azul, sai o casal de idosos e passa a atormenta-la até que ela se
suicida.
Eu sei que é muita informação, mas
quando entendemos as intenções e os simbolismos, fica mais fácil compreender a
proposta do filme. No entanto, esse filme não foi feito para pessoas
impacientes, e é absurdamente complexo e a menos que você queira analisar com
detalhes tudo o que acontece, você muito provavelmente pode sair satisfeito por
ter essa experiência. Como eu disse antes, eu considerei algumas partes bem cansativas,
mas no fim das contas o resultado é satisfatório. E como é evidente, esse é um
dos inúmeros filmes que as pessoas irão buscar algo na internet que o explique.
Cidade dos Sonhos é visto por muitos
como um dos melhores filmes deste século, talvez a sua complexidade atraia
cinéfilos com gostos específicos como o de se aprofundar numa história.
NOTA: 8,4/10
eu amo esse filme, não canso de rever. desconfortável, mágico. música impactante, atuações incríveis. ótima resenha. muito bom lembrar desse filme maravilhoso. beijos, pedrita
ResponderExcluirhttp://mataharie007.blogspot.com.br/
Pedrita, é um filme digno de ser visto!
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