segunda-feira, 25 de maio de 2020

CIDADE DOS SONHOS


Cidade dos Sonhos, título original Mulholland Drive é uma coprodução dos EUA com a França lançado em 2001. Escrito e dirigido por David Lynch e estrelado por Naomi Watts e Laura Harring. O filme conta a história de uma aspirante à atriz que se muda para Los Angeles e encontra uma mulher que perdeu a memória num acidente de carro. 

Esse é o tipo de filme que na primeira vez que você assiste, quando termina e você fica tipo: “Hein?” Sim, é um filme bastante complexo e confuso, no entanto, há explicações para tudo que acontece. O diretor inclusive deixou diversas dicas úteis para um melhor discernimento da trama, sem que revelasse todos os enigmas. É claro que um espectador bastante atento e ciente da proposta do filme, vai compreender tudo quando começar a subir os créditos finais. Mas, para muitos é muito complicado digerir informações em cima de informações, e principalmente por que a narrativa não segue uma ordem cronológica.

Antes de começar a soltar spoilers (avisando desde já aos que não viram o filme, que não sigam adiante), vamos partir do princípio da narrativa: Rita (Laura Harring) sofre um acidente de carro, no qual perde a memória. Atortoada e sem se lembrar de nada, ela se esconde em um apartamento onde é encontrada por Betty (Naomi Watts). Prontamente a atriz ajuda a moça a se acomodar e tentar descobrir o que houve e quem ela é de fato. Nesse tempo, a narrativa inclui algumas cenas que não fazem muito sentido, a princípio sem nenhuma correlação com as duas moças. Só que tudo se modifica em um determinado momento do filme, a trama se aprofunda na convivência das duas mulheres e sem mais nem menos, nos são reveladas coisas que parecem ficar cada vez mais confuso. Ênfase no parece


Eu poderia dizer que David Lynch fez uma grande façanha com esse filme, apesar de que na minha humilde opinião contém alguns defeitos, sendo o principal deles: a narrativa seguir um caminho extremamente cansativo. Mas, felizmente quando desdobramos as pistas e as cenas então aparentemente aleatórias, tudo começa a se encaixar aos poucos e ao final da trama, podemos obter a nossa interpretação sobre tudo o que vimos no filme.

Betty não é Betty e Rita não é Rita. E a maioria dos personagens está com nomes errados. Entenderam? Eu sei que não. Mas, vamos lá. A verdadeira identidade da personagem de Naomi Watts é Diane Sellwyn, e assim que o filme começa, no meio de um concurso de dança, podemos ver ao fundo uma pessoa prestes a se deitar, essa é Diane e a partir daí começa o sonho dela. E o fato dela ajudar Rita após sofrer o acidente, indica que Diane nutre um forte sentimento de culpa e tudo o que ela faz sob o nome de Betty no sonho dela, é uma tentativa de se redimir sobre uma ação que ela tomou na vida. Isso nós só entendemos plenamente no final do filme. 


É interessante ver que no sonho, há momentos bizarros e sem explicação. Por exemplo, Betty é levada para o apartamento na companhia de um simpático casal de idosos. Depois de se despedirem, o casal de idosos fica rindo bizarramente sem um por que aparente. Novamente, no final podemos compreender que esse casal é uma espécie de personificação da consciência culpada de Diane. O nome verdadeiro de Rita é Camila Rhodes, amante e atriz bem sucedida que causa tanto ciúmes quanto inveja em Diane. Tem também um cineasta chamado Adam, que é de super importância no preenchimento das lacunas mais importantes, a saber o triângulo amoroso entre eles. De novo, no final tudo se encaixa.

Diane é uma pessoa atormentada por sua carreira de atriz não ter sido bem sucedida. Ela foi trocada pela pessoa que ela ama e vive com peso na consciência tentando reverter tudo por meio do seu sonho, que cobre praticamente o filme inteiro, salvo algumas cenas aleatórias e os 30 minutos finais servindo com revelações e explicações de absolutamente tudo. 


Há detalhes minúsculos que servem de referência aos acontecimentos então retratados. Por exemplo, a chave azul. Ela sempre aparece para marcar etapas na história e a caixa azul simboliza a consciência de Diane, tanto é que o casal de idosos mencionado antes, é visto no final saindo dessa caixa. Além desse casal, vários personagens estão inteiramente ligados ao inconsciente da protagonista: Dan, um cara que aparece na lanchonete onde Diane contratou um assassino. E como o sonho é de Diane, ele conta que teve dois sonhos e que havia um homem assustador atrás da lanchonete, no qual esse homem esquisito, segura uma caixa azul (a consciência).

Vale mencionar também a cena onde são feitas as seleções de atores, e que Adam é o diretor de um projeto. Porém, ao contrário do que aconteceu na vida real, no sonho ele se recusa a obedecer à recomendação de seus chefes, que é contratar Camila Rhodes, assim ele acaba sendo punido. Na vida real, ele contrata Camila e essa escolha resultou na morte dela, encomendada por Diane que estava dominada pelo ciúme e pela inveja. Então, podemos entender que no sonho, Diane estava tentando controlar a situação, fazendo com que Adam tomasse a escolha, na visão dela correta e não tomar a amante de Diane, por que se assim tivesse sido, a moça ainda estaria viva. Porém, o Cowboy que aparece conversando com Adam pode ser visto como a vontade de Diane em ter o domínio da situação, apesar de que nos sonhos é impossível controlar conforme a vontade, tanto é que tudo parece desmoronar no sonho dela à medida que ela tenta cada vez mais mudar todo o rumo que tomou.


Quando a gente pega os eventos do filme e colocamos em ordem cronológica, fica mais fácil de entender. Querem ver? O primeiro evento é como Camila e Diane rompem o seu relacionamento. Depois acontece uma festa na casa de Adam, onde Diane é convidada por Camila, que já era sua ex-amante. Diane é humilhada psicologicamente, pois descobre que sua amada vai se casar com o diretor do filme. Além disso, ela teve seu sonho de ser atriz ir por água abaixo, já que a preferida do projeto foi Camila. Assim, nessa festa ela começa a ter o inconsciente perturbado e traz a maioria dos personagens para a história criada no sonho dela. Depois da festa, ela usa o dinheiro herdado de sua tia e contrata um assassino para matar Camila, onde o trato é feito na lanchonete já citada. É interessante e curioso notar que a garçonete que os atende se chama Betty e no sonho, ela se chama Diane. Quando o assassino terminar o serviço, ele daria um aviso a Diane deixando uma chave azul em um local visível em sua casa. A essa altura, ela já estava dormindo.

No sonho, Betty tenta ajudar Rita que havia perdido a memória e ao estarem na lanchonete, Rita lê o nome Diane no broche da garçonete e se lembra de uma pessoa com esse nome. Ao decidirem ir atrás dessa pessoa, elas descobre um corpo feminino em estado avançado de decomposição. Esse corpo pode significar a perda da vontade de viver de Diane, no final isso é explicado. Quando elas vão a um clube, assiste a um show bizarro onde há várias menções de que tudo é uma ilusão. Betty começa a tremer e chorar, indicando que a realidade dela está vindo à tona. E então a caixa azul aparece na bolsa de Rita, que já tinha uma chave e estava pronta para ser aberta. 

Quando a caixa se abre, a consciência vem junto, fazendo Diane encarar a realidade. Pois tudo o que ela havia vivenciado desde que chegou no apartamento e conheceu Rita não passava de um sonho, uma realidade alternativa que ela mesma criou. O corpo em estado de decomposição é o mesmo que se deitou na cena inicial, onde o lençol é da cor vermelha. Este corpo se levanta, essa é Diane despertando de seu sono profundo após ela ter mandado matar Camila, e então ela vê uma chave azul sobre a mesa, indicando que Camila já estava morta. Após isso, sua consciência a condena e da caixa azul, sai o casal de idosos e passa a atormenta-la até que ela se suicida.

Eu sei que é muita informação, mas quando entendemos as intenções e os simbolismos, fica mais fácil compreender a proposta do filme. No entanto, esse filme não foi feito para pessoas impacientes, e é absurdamente complexo e a menos que você queira analisar com detalhes tudo o que acontece, você muito provavelmente pode sair satisfeito por ter essa experiência. Como eu disse antes, eu considerei algumas partes bem cansativas, mas no fim das contas o resultado é satisfatório. E como é evidente, esse é um dos inúmeros filmes que as pessoas irão buscar algo na internet que o explique. Cidade dos Sonhos é visto por muitos como um dos melhores filmes deste século, talvez a sua complexidade atraia cinéfilos com gostos específicos como o de se aprofundar numa história.

NOTA: 8,4/10


2 comentários:

  1. eu amo esse filme, não canso de rever. desconfortável, mágico. música impactante, atuações incríveis. ótima resenha. muito bom lembrar desse filme maravilhoso. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir