sexta-feira, 8 de maio de 2020

DEIXA ELA ENTRAR


Deixa Ela Entrar, título original Låt den rätte komma in é um filme sueco lançado em 2008, dirigido por Tomas Alfredson. Baseado no livro de contos do escritor sueco John Ajvide Lindqvist. Esse filme foi muito elogiado pela crítica e lhe rendeu diversos prêmios. 

Em um subúrbio de Estocolmo, capital da Suécia, vive um menino de 12 anos chamado Oskar (Kare Hedebrant), que vive em um lar com os pais separados e vive constantemente sendo alvo de perversidades dos valentões de sua escola. Ele repara que em uma casa vizinha se muda um senhor e uma garota de sua idade. O nome da garota é Eli (Lina Leandersson), que também é solitária e sem amigos. Quando Oskar e Eli se encontram, eles formam um laço de amizade que vai crescendo no decorrer do filme.


Paralelamente, descobrimos que o senhor que vive com Eli tem o costume de assassinar pessoas e retirar seu sangue. Quando um incidente acontece e o senhor não consegue levar o sangue, notamos Eli faminta. É aí que percebemos que ela, apesar de excêntrica desde o primeiro momento, é uma vampira sedenta por sangue. Para saciar sua sede, a garota mata um homem debaixo de uma ponte sugando todo o sangue dele.

Diferente dos demais filmes de vampiros lançados até aquele momento, Deixa Ela Entrar inovou por abordar esse tema, já muito recorrente, de uma forma diferente e precisa. E quando vemos Eli fazendo amizade e se aproximando cada vez mais de Oskar, ficamos nos perguntando se realmente ela quer ser amiga dele ou há interesses por trás disso. Mas, como triunfo e principal aspecto do filme: amor e amizade predominam de uma forma, talvez jamais imaginada, levando em conta a natureza sanguinária de Eli.


Deixa Ela Entrar é um filme com atmosfera sufocante e que apesar de parecer um pouco arrastado em sua narrativa, as abordagens, cenas brutais e criação de laços são o que tornam esta produção como memorável e inovadora. Existe uma refilmagem americana lançada em 2010, que por incrível que pareça ficou tão bom quanto esse.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário