terça-feira, 19 de maio de 2020

MÁRTIRES (2008)



Quando se trata de terror gore, os franceses, diferente dos americanos, possuem um estilo muito mais brutal no que se refere às mutilações e torturas. Ultimamente têm vindo diversas obras, cujo tema principal é o gore. Nessa semana, assisti ao filme Mártires do diretor Pascal Laugier, lançado em 2008. 

Eu já havia selecionado esse filme já há alguns meses. E o que eu posso dizer é que essa produção é de longe, a mais brutal que já vi. E o que mais me impressionou foi que nenhuma cena é gratuita, todas possuem um contexto, diga-se de passagem, muito bem feito!


Porém, não vá pensando que as cenas se explicam a todo o momento. Durante o filme, pude perceber que as intenções por trás de toda a brutalidade ali retratada só nos são reveladas depois da metade do filme, e o final ainda termina sem uma conclusão plausível em vista de tudo o que se passou. Talvez esse seja o maior defeito de Mártires, apresentou o tema, explorou ao extremo as cenas agonizantes, para no fim não preencher a principal lacuna da trama. 

Mesmo assim, é um filme pesado e extremamente difícil de digerir. E quando eu falo digerir, eu não estou me referindo ao tema e as situações, pois como dito, o filme mostra o porquê e as motivações de tudo aquilo, digerir eu me refiro ao fato de você passar mais da metade do filme vendo cenas extremamente brutais e sanguinárias, sem entender realmente o que de fato está acontecendo. 


E mesmo após saber, o filme extrapola ainda mais a violência, causando incômodo ao espectador, mesmo se o este for acostumado com filmes do tipo. O filme conta sobre Lucie, uma jovem que foi sequestrada e torturada ainda quando criança, mas consegue escapar. Junto com Anna, uma amiga que conheceu no orfanato, ela vai em busca de vingança aos que a torturaram. No entanto, o que seria uma simples vingança, se torna algo ainda maior quando alguns segredos são revelados.  

O filme aborda uma seita que acredita que aqueles que são mártis podem ver através de muita dor o que há após a morte. Embora o filme não se aprofunde muito nessa questão, é nítido notar os efeitos psicológicos nas vítimas desse tipo de prática. Por ser muito pesado, este filme não é pra qualquer um e eu não sei se recomendaria, apesar de considera-lo um bom filme que inovou num tema bastante corriqueiro no cinema mundial, portanto, vai da consciência de cada um. 

NOTA: 7,8/10 

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário