segunda-feira, 4 de maio de 2020

ROSE RED - A CASA ADORMECIDA


Uma das mais famosas adaptações de Stephen King é Rose Red: A Casa Adormecida que foi lançada em 2001 como minissérie de televisão, já que a duração se estende para mais de 4 horas. 

Rose Red é uma gigantesca mansão construída no começo do século XX e que é considerada assombrada e perigosa, fazendo com que os moradores que lá viveram desaparecessem misteriosamente. Depois de muito tempo, a casa ficou fechada e em silêncio sem qualquer manifestação fantasmagórica. Mas, Joyce (Nancy Travis), decide fazer um estudo sobre a velha propriedade, trazendo consigo um grupo de paranormais para explorar o lugar em busca de alguma evidência da existência de espíritos no local.


No entanto, uma série de acontecimentos estranhos começa a acontecer na casa, e o grupo aos poucos, vai se dando conta de que aquela casa não é uma casa qualquer e que os espíritos que nela assombram, vão muito além de qualquer coisa que algum paranormal já tenha visto antes. A minissérie se desenvolve aos poucos sua proposta sobre essa casa assombrada, e é interessante ver a abordagem sobre as pessoas que viveram lá há muito tempo.

Essa adaptação da obra de Stephen King é centrada em situações que entregam de bandeja qualquer evidência sobre aquele lugar. Como por exemplo, antes do grupo ir ao local, Joyce fala sobre as tragédias que aconteceu na casa quando ela ainda era habitada pelo casal John e Ellen. E antes do grupo chegar, um professor envia um repórter para a casa a fim de acabar com a investigação de Joyce e provar para todos que a casa não é assombrada. Mas, o repórter ao chegar em Rose Red é recebido de surpresa por Sukkena, a antiga criada de Ellen, que é nada mais do que um fantasma, porém, o repórter não percebe.


Assim, a trama se desenrola fazendo com que as pessoas, começando pelo repórter comecem a desaparecer e reaparecer depois como um fantasma, mostrando que Rose Red está assassinando um a um. No entanto, um dos membros do grupo é uma garota autista de 15 anos que possui poderes de telecinesia, e eles percebem que a casa pode estar usando esses poderes para manter o grupo preso, mas também esses poderes podem ser a única chance deles saírem vivos do local. Assim, o grupo fica dividido.

Talvez o único defeito do filme seja a longa duração, que poderia ser bem mais curta e mesmo assim, seria um grande filme ao invés de minissérie. Rose Red é visto como um clássico do terror e fez um grande sucesso desde o seu lançamento na tv. Quando foi lançado em VHs e DVD, as vídeo locadoras na época faziam filas para esse filme, a primeira vez que assisti a esse clássico foi no Cine Espetacular no SBT e depois de um tempo, o revi em DVD. 

NOTA: 8,2/10

O filme está disponível no YouTube: 

2 comentários: