quinta-feira, 11 de junho de 2020

SUSPEITA (1941)


Suspeita é um clássico do suspense lançado em 1941, dirigido por Alfred Hitchcock. O roteiro é baseado na novela Before the Fact de Anthony Berkeley. O filme foi indicado a três Oscar e venceu na categoria Melhor Atriz para Joan Fontaine. Além de Fontaine, o elenco também consta os nomes de Cary Grant, Nigel Bruce e Cedric Hardwicke. 

Johnny Aysgarth (Cary Grant) é um playboy viciado em jogos que vive pedindo dinheiro emprestado. Ele casa com a tímida Lina McLaidlaw (Joan Fontaine), uma rica herdeira. Mas, é apenas após a lua-de-mel que ela começa a desconfiar do caráter do marido, quando o parceiro e amigo dele é morto misteriosamente. Ela suspeita do marido e teme que possa ser a próxima vítima.


É nítido perceber que em muitos de seus filmes, o mestre do suspense consegue manipular a visão do espectador diante do que está sendo mostrado no filme. Em Suspeita isso não é diferente. Acompanhamos a vida do casal de perto, porém, sempre com o ponto de vista de Lina. Juntamente com ela, sentimos incômodo ao notar o excêntrico comportamento de seu marido. Todavia, Lina é uma pessoa ingênua e extremamente carente, características que favorecem ao suspense no decorrer da narrativa.

Pode ser do interesse para quem ainda não viu que no primeiro momento do filme, é introduzido um romance e por trás dele aquele clima de suspense que vai se desenvolvendo aos poucos. Lina conhece Johnny em um trem e eles logo se apaixonam. Apesar da família dela ser contra esse relacionamento, ela se casa com ele. Tudo parecia perfeito até que as coisas começam a degringolar após o casamento.


Apesar de Joan Fontaine ter levado o único Oscar conquistado por esse filme, e é claro, sua atuação foi magistral! Na minha opinião, quem rouba a cena é Cary Grant. O ator sendo um dos nomes mais conhecidos e queridos da Era de Ouro do Cinema, ele deu um show em sua atuação, e é claro que ele tem sido o pivô para que este filme tenha alcançado o sucesso e a marca histórica que possui até os dias de hoje. Com um elenco incrivelmente talentoso e uma direção brilhante e competente, Suspeita só poderia resultar em um filme digno de ser apreciado e lembrado.

Originalmente, este filme foi feito para ser um filme B e com outros atores. Porém, quando Hitchcock se envolveu no projeto, o orçamento aumentou e foi decidido colocar Grant e Fontaine nos papéis principais. Fontaine já havia trabalhado com Hitchcock no grande sucesso Rebecca – A Mulher Inesquecível (1940). Outro detalhe curioso é que o diretor sempre costuma fazer aparições em seus filmes, e em Suspeita ele aparece exatamente aos 45 minutos enviando uma carta no posto dos correios. 

NOTA: 8,5/10

Assista ao filme completo no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário