quinta-feira, 14 de maio de 2020

O SHOW DE TRUMAN


O Show de Truman é um filme lançado em 1998 dirigido por Peter Weir, que conta a história de Truman Burbank (Jim Carrey), um pacato corretor de seguros que vive, sem saber, em um reality show permanente. Esse filme é visto como um retrato do alto grau de espetacularização em que a sociedade vive hoje em dia. 

Milhões de telespectadores através de várias câmeras acompanham a vida de Truman 24 horas por dia, e isso desde o seu nascimento na fictícia Ilha de Seahaven, o maior estúdio já construído. Os seus familiares, amigos, colegas e todos os habitantes da cidade fazem parte de um elenco, comandado pela equipe de Christof (Ed Harris), o criador do show. Chega um momento em que Truman passa a questionar a realidade onde vive e o filme se desenrola nessa busca pela verdade e consequentemente pela liberdade. 


O filme nos faz refletir sobre mídia e sensacionalismo, como também não perdoa a ambição das pessoas em conseguir uma boa audiência, não importando que métodos utilizem para isso. Isso nos conduz a fazer uma correlação com a nossa sociedade hoje? Sem dúvida que sim. Embora ninguém tenha feito algo tão grande em prol de uma audiência como acontece no filme, podemos ver através de tragédias ou notícias fortes que chamam à atenção do público, que os responsáveis pela mídia amam matérias desse tipo, já que é uma garantia de que vai gerar lucro. 


Estamos acostumados a ver Jim Carrey em filmes de comédia, e em O Show de Truman embora ele faça aquelas caras e bocas engraçadas, o filme é muito mais dramático do que imaginamos. Uma busca de autoconhecimento e persistência são os fatores que motivam o protagonista a buscar uma resposta sobre a vida que leva. Vale destacar que ele é incapaz de fazer uma viagem ou mesmo de navegar. Sempre os produtores do reality o impedem de alguma forma para que ele não descubra a verdade. É incrível perceber o quanto eles extrapolam os limites de publicidade apenas para aumentar os pontos de ibope.

As cenas finais do filme são emocionantes! 

NOTA: 8,4/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. nossa, importantíssimo lembrar desse filme nesse momento qd todo mundo quer aparecer e mostrar a sua casa e sua intimidade 24 hs por dia. das crianças inclusive. qd jornais sensacionalistas esmiuçam o crime, as famílias, sem pensar nas consequências, ou pais q fazem instagram das crianças e faturando com a fofurice delas e exposição delas, acho que já chegamos a isso faz tempo. e nesses tempos de confinamento cada vez mais. não medem consequências. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. É legal citar que este ótimo filme foi produzido em uma época em que os reality shows estavam se transformando em febre nos EUA e começando a chegar no Brasil.

    Muita coisa mostrada neste filme se tornou comuns neste tipo de programa.

    Abraço

    ResponderExcluir