quarta-feira, 8 de abril de 2020

ONDE ESTÁ SEGUNDA?


Onde Está Segunda? é um filme de ficção científica e suspense dirigido por Tommy Wirkola e estrelado por Noomi Rapace, Glenn Close e Willem Dafoe. Esse filme é uma coprodução dos EUA, França e Reino Unido e foi lançado em 2017, contudo os direitos de exibição foram comprados pela Netflix no mesmo ano. 

Esse filme conta a história de sete irmãs gêmeas, todas elas interpretadas por Noomi Rapace, e quando criança foi interpretada por Clara Read. Porém, essas garotas nasceram em um futuro marcado pelo colapso de recursos e pela crise superpopulacional. Para tentar resolver esses problemas, o governo implementa, então, uma política rigorosa de filho único chamada de “Lei da Alocação Infantil”, na qual todos os indivíduos são identificados por meio de uma pulseira, e se por acaso, algum irmão for detectado, os mesmos são encaminhados para uma espécie de processo que os conserva até que a sociedade atinja um futuro em que seja possível comporta-los novamente.


As sete irmãs gêmeas estão, portanto, fora da lei. Mas, seu avô Terrence Settman (Willem Dafoe), as nomeia como os dias da semana e as orienta a assumirem uma única identidade para que possam sobreviver. Dessa forma, cada irmã tem, dessa maneira, o direito de sair de casa no dia da semana que corresponde ao seu nome e tem a finalidade de interpretar a identidade de Karen Settman, que é o nome da mãe falecida das gêmeas. Todo esse processo acontece durante toda a vida das garotas até quando elas atingem os 30 anos, e uma das gêmeas não volta para casa após o trabalho.


A partir desse ponto, o filme começa a se desenrolar e nos traz situações eletrizantes e frenéticas. Alguns não se agradaram da tecnologia avançada, enquanto outros queriam por que queriam que a trama desenvolvesse uma relação mais profunda entre as irmãs. No entanto, o que se dissolve no desenvolvimento do filme é justamente esse ar dramático sobre família, até por que o que está em jogo aqui é a sobrevivência delas. Claro que o desaparecimento de uma e depois de duas, leva as gêmeas a iniciar uma investigação detalhada sobre o que aconteceu e por que aconteceu, já que todas elas, até aquela altura dos 30 anos, conseguiram manter sua rotina sem levantar suspeitas.


O filme prende a atenção, isso ninguém pode negar, a não ser que você não esteja interessado em ver, claro. Mas, diante da premissa inicial, onde as meninas ainda são crianças, podemos ver como a forma em que elas são orientadas pelo avô, pode remeter aos sentimentos mais repugnantes que temos, como por exemplo, a cena do dedo. É complicado aceitar, porém, é compreensível diante do fator crucial então estabelecido sobre a importância de estarem juntas. As cenas de ação são boas e que apesar de não serem nada inovadoras, elas conseguem fazer o espectador sentir um pouco da adrenalina.

E eu não posso terminar aqui sem elogiar o desempenho da atriz sueca Noomi Rapace. Interpretar sete papéis, cada um com uma personalidade própria não é pra qualquer um não. O mesmo vale para a atriz mirim Clara Read, apesar de ela aparecer por pouco tempo em cena. 

NOTA: 8/10

O filme está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário: