sábado, 18 de abril de 2020

A MÚMIA (1999)


Um dos grandes clássicos que assistimos na televisão no começo dos anos 2000 foi o filme A Múmia lançado em 1999, dirigido por Stephen Sommers e estrelado por Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah e Kevin J. O’Connor, e com Arnold Vosloo no papel da múmia. Esse filme é uma refilmagem de uma versão de 1932, no qual já assisti e gostei bastante também. Desconsiderando as versões de 1959 (que ainda não vi) e a versão de 2017 (que achei horrível), pois nestas versões a múmia não é o sacerdote Imhotep, e sim a princesa Ananka. Portanto, não confundam. 

O filme começa no Egito do Antigo Faraó Seti I (r.1290-1279 a.C), no período conhecido como Novo Reino. A amante do rei, Anck-Su-Namun, que tem um caso de amor secreto com o sacerdote Imhotep – mata o faraó com a ajuda dele. Na confusão que se segue, ela acaba morta e Imhotep é condenado a ser mumificado vivo em um terrível ritual sagrado considerado então, o mais cruel de todos.


Uma maldição estabelece que se sua múmia algum dia for ressuscitada, ele se tornará uma praga contra a humanidade, e terá o poder de ser invencível. Somos então direcionados ao início do Século XX, quando um grupo de caçadores de tesouro e estudiosos acaba despertando a múmia. E então, o filme segue com fugas, mortes e uma tentativa do grupo em deter a criatura antes que seja tarde.

A Múmia chega a ser superior ao original de 1932 e em minha opinião, é o melhor da franquia, que se seguiu com mais dois filmes: O Retorno da Múmia (2001) e Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008).


Um dos elementos mais concretos desse filme, é justamente o clima de aventura que nos lembram e muito, dos clássicos Indiana Jones, contudo, com uma condução narrativa excelente e leve. O elenco está ótimo e os efeitos especiais são incríveis e muito bem feitos! Claro que há alguns deslizes em relação ao fator histórico, mas nada de tão grave a ponto de desmerecer a obra.

Como é um filme nostálgico, creio que isso contribui para que sempre que o veja, eu sinta a vibração e a adrenalina contida nele. Se você é como eu, que gosta de reprisar os filmes que gostamos e esse fez parte da sua vida cinéfila, filmes como A Múmia sempre será uma boa pedida para diversão e descontração. 

NOTA: 7,7/10

O filme está disponível na Netflix e no Telecine Play.

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. É uma aventura bastante divertida. A parte II também vale a sessão. A III é fraca e a versão com Tom Cruise é uma bomba.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão do Tom Cruise é refilmagem da versão de 1959. Não tem nada a ver com esse, apesar do tema.

      Excluir