quarta-feira, 22 de abril de 2020

ESPORTE SANGRENTO (1993)


Esporte Sangrento, título original Only the Strong, é um filme de ação lançado em 1993, dirigido por Sheldon Lettich. O filme é estrelado por Mark Dacascos. Esse filme B dos anos 90 é até hoje o único filme americano a ter como tema principal uma arte marcial brasileira, no caso a Capoeira. Se tornou um dos clássicos da Sessão da Tarde e obviamente foi um sucesso no Brasil. Contudo, no exterior é apenas mais um filme no meio de tantos. 

O filme conta sobre um ex-boina verde Louis Stevens (Mark Dacascos), que retorna para sua velha escola de artes marciais em Miami e recebe sua mais difícil missão: deixar em forma, um grupo de adolescentes formado pelos delinquentes da região. Louis que é um mestre de Capeira, uma mortal arte marcial originada no Brasil, resolve colocar os garotos em um rigoroso programa de treinamento.


Através da disciplina do esporte e de muitos pulos e saltos, os jovens rebeldes aumentam seu respeito próprio, esperança e senso de poder. Um dos jovens é parente de um cruel líder de gangue que aterroriza a escola, e que também é um temido mestre hábil na Capoeira. Agora, Steven precisa lutar para salvar sua vida e a vida de seus alunos.

Com alguns toques dramáticos como a inclusão da disciplina entre adolescentes rebeldes, trazendo uma abordagem interessante vista em filmes como de Mentes Perigosas (1995) e Escritores da Liberdade (2007). No entanto, Esporte Sangrento acrescenta a questão da defesa pessoal através da arte marcial como forma de educação e convívio saudável. Há quem acredite que isso não passa da teoria, uma vez que aprender arte marcial, incita violência; mas em todo caso é uma forma de educação, quer queira aceitar ou não.


O filme faz grandes homenagens à Capoeira, inclusive no toque do berimbau, muito típico aqui no Brasil nas aulas dessa arte originada em nosso país pelos descendentes africanos na época da escravidão. Mesmo que a temática do filme seja clichê, ou que nada de tão envolvente aconteça, Esporte Sangrento é um filme que merece ser lembrado, não como uma grandeza imensa, mas pelo simples fato de abordar um tema comum dentro de um tema incomum para o cinema americano.

Mark Dacascos estava excelente nesse filme e provou ser um grande e hábil praticante de Capoeira. 

NOTA: 6/10

Veja o filme completo no YouTube:

3 comentários:

  1. Sheldon Lettich dirigiu alguns filmes com Van Damme tb.

    Vi vários filmes com Mark Dacascos, mas este que vc cito eu não cheguei a conferir.

    Sempre que vejo Dacascos eu lembro da bizarra adaptação de "Double Dragon".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Double Dragon é bastante nostálgico! Passou muitas vezes na Sessão da Tarde.

      Excluir