segunda-feira, 8 de julho de 2019

MERANTAU WARRIOR


O cineasta Gareth Evans é conhecido por trabalhar juntamente com o indonésio Iko Uwais nos excelentes filmes da saga Operação Invasão. Mas, o que talvez alguns não saibam, é que Evans e Uwais já trabalharam juntos antes, e também em um eletrizante filme de ação. Vamos falar hoje desse filme, desconhecido de muita gente. Merantau Warrior lançado em 2009 é um excelente filme de artes marciais que não decepciona. Embora, seja inferior aos dois filmes da saga Operação Invasão, assistir Merantau é um dever dos fãs do gênero, como também do cinema indonésio. 


O filme aborda muito a cultura de povos isolados na Indonésia, mas precisamente é um costume muito incomum no Ocidente, o que pode fazer as pessoas acharem um tanto estranho, porém, se trata de cultura e cada lugar no mundo possuem suas particularidades. Em Minangkabau, Sumatra, Yuda (Iko Uwais) um profissional qualificado de Silat Harimau está nos preparativos finais para inicar seus antigos ritos “Merantau”, um ritual de séculos que é carregado por seus jovens, que irão vê-lo sair do conforto de sua idílica aldeia rural e fazer o seu próprio nome na movimentada cidade de Jacarta, na Indonésia.


Após uma série de eventos deixarem Yuda desabrigado e incerto sobre o seu futuro, uma chance aparece quando ele ajuda uma órfã a não se tornar a próxima vítima do tráfico humano europeu, comandado por Ratger e seu braço direito Lars. Daí pra frente, Yuda terá seu batismo de fogo, quando se vê obrigado a encarar seus perseguidores numa corrida desenfreada para salvar Astri e seu irmão mais novo Adit.


Tanto as cenas de ação como o drama do protagonista em se opor a uma gangue altamente perigosa que não medirá esforços em mata-lo por se intrometer no tráfico, tudo é bem arquitetado no filme e não é de se esperar que o filme se perca, pois isso não acontece. Pelo que sei, esse é o primeiro filme de Iko Uwais, e como estreante, o lutador marcial provou que não fica atrás das lendas já conhecidas como Jet Li, Tony Jaa, Scott Adkins e Jackie Chan. Eu sei que a maioria das pessoas só o conheceram em Operação Invasão, mas em Merantau foi o seu primeiro passo para o sucesso merecidamente reconhecido.


Ainda que a trama geral do filme seja clichê e batida, isso não compromete o esforço da direção em conduzir cenas de ação maravilhosas, que são capazes de levantar o público amante desse estilo! A coreografia é perfeita! E há um destaque especial numa luta dentro de um elevador, onde o Iko Uwais luta com o seu eterno companheiro nos filmes: Yayan Ruhian, o famoso Mad Dog de Operação Invasão. A luta é eletrizante e sensacional!! Recomendo que vejam Merantau, pois como todo bom filme de artes marciais, ele alcança o seu espaço merecidamente! 

NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. Gostei, apesar de ser um pouco irregular.

    E como vc bem citou, é inferior aos ótimos "Operação Invasão I e II".

    Abraço

    ResponderExcluir