sábado, 13 de julho de 2019

CRIANÇAS LOBO


Crianças Lobo, título original Õkami Kodomo no Ame to Yuki, é um filme de animação japonês lançado em 2012, e que foi realizado por Mamoru Hosoda. 


A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se apaixona por um homem da mesma faculdade que ela, que depois revela que é um “homem-lobo”, e mesmo assim ela continua com ele. Depois de casar, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo – A mais velha Yuki, nasceu em um dia em que nevava, e Ame, o mais novo, nasceu em um dia chuvoso.



Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência das “crianças lobo”, mas seu marido lobo morre de repente e Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade, para criar seus filhos de forma mais tranquila. Contudo, a vida no campo se torna um grande obstáculo quando o assunto é arranjar comida, vivendo de economias que tinha guardado, Hana tenta o trabalho da agricultura, mas não obtém êxito em semear a terra, já que não possui conhecimento algum sobre como cultivar a terra. E para isso, alguns moradores das redondezas a ajudam, e assim Hana vai se adaptando à vida no campo.

Seus filhos vão crescendo e o segredo deles vai ficando cada vez mais difícil de esconder, uma vez que as pessoas que ali moravam, já haviam feito amizade com Hana e com as crianças. Quando chega o momento de entrar na escola, Yuki se anima para ir, enquanto Ame não parece muito interessado na vida normal dos humanos, e passa mais tempo na floresta com outros lobos. Ao chegarem em uma determinada idade, as crianças lobo tomam decisões cruciais em suas vidas, mas ainda assim havia o imenso apego que sua mãe nutria por eles.



Esse é um filme que nos fazem refletir sobre o amor familiar, principalmente a questão da maternidade. Mesmo que seus filhos sejam lobos, Hana os cria com tanto amor e cuidado de modo que só uma verdadeira mãe pode fazer. Esconder de outras pessoas a verdade sobre seus filhos é, sem dúvida, uma tarefa complicada, principalmente quando ela deseja que seus pequeninos tenham uma vida normal, como ir à escola, se enturmar, enfim.

A personalidade das crianças lobo conquista o espectador, mesmo que eles sejam travessos, como qualquer criança, é praticamente impossível não criar uma forte empatia por eles. O filme percorre nessa linha narrativa sem perder o foco, mostrando o crescimento das crianças lobo e a maneira em que eles foram educados por Hana, reflete no cuidado que os pais devem ter sobre os filhos. Muitos não gostaram do desfecho, porém, se esquecem que esse é um filme de autoconhecimento e eventualmente, decisões precisariam ser tomadas. Não adianta vim com o argumento politicamente correto de que “crianças de 11 ou 12 anos não podem tomar decisões por si mesmas”, por que não cola com a proposta do filme.



Um dos aspectos mais marcantes desse filme, que na sua essência se torna o apelo mais dramático nessa emocionante história é que não importa o quanto a situação seja difícil, sempre mantenha um sorriso no rosto. 

NOTA: 9/10

Crianças Lobo está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário