segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ADORÁVEL PROFESSORA


Adorável Professora, título original The English Teacher é um filme de comédia dramática lançado em 2013. Dirigido por Craig Zisk, sendo então sua estreia no cinema. No elenco temos os nomes de Julianne Moore, Michael Angarano, Lily Collins, Greg Kinnear e Nathan Lane. É um filme bastante divertido que mistura o drama e comédia numa dosagem simples e direta. Aqui não há complicações no roteiro, o que obviamente não se pode exigir muito dele, já que a trama é muito simples. 

Sinopse: O filme acompanha Linda Sinclair (Julianne Moore), uma professora de inglês do ensino médio cuja vida é abalada quando um ex-aluno (Michael Angarano) retorna à pequena cidade em que ela mora, após fracassar como dramaturgo em Nova York.

ATENÇÃO! ESSE TEXTO CONTÉM ALGUNS SPOILERS DO FILME. ESTÃO AVISADOS!


Apesar de conter cenas e situações cômicas e que às vezes beiram o ridículo, esse filme antes de qualquer coisa, mostra a importância dos professores e a influência que eles exercem nos alunos. Ao fim da história, o filme deixa uma pequena reflexão sobre estes profissionais e a importância de valoriza-los, não exigindo deles tudo com perfeição, já que eles também cometem seus deslizes na vida, assim como qualquer pessoa. Julianne Moore como protagonista se sai muito bem, aliás, ela é uma atriz já consagrada e admirada por muitas pessoas. Sua personagem é um pouco complicada, apesar de seus alunos gostarem bastante dela, entretanto, sua vida pessoal não é muito adorável, já que ela é uma mulher de 45 anos solteira, pois sua personalidade é daquelas que exigem muito dos homens, o que lhe resultou em ficar sozinha quando se refere à sua vida amorosa.

A cena inicial onde ela reencontra seu ex-aluno é bem engraçada, pois ela talvez achasse que se tratava de um tarado pronto para ataca-la, e com isso ela jogou spray de pimenta nos olhos do rapaz. Já começou bem hein! Então, depois de resolver o mal entendido, ela se aproxima de seu ex-aluno que estava triste por não ter conseguido sucesso com suas peças de teatro, Linda lê seus textos e fica maravilhada com eles, e com uma tentativa de ajuda-lo a conseguir seu objetivo ela consulta o professor de teatro da escola para produzir a peça, mas antes precisariam da autorização da direção da escola.


Esse ponto de partida do filme dá inicio a uma série de contratempos envolvendo a professora Linda, seus alunos e os participantes da peça de teatro. Momentos engraçados, bizarros e enfadonhos são aspectos que dominam a narrativa, tornando-a mais densa. Infelizmente, há alguns momentos que estragaram a comédia que até então estava divertida. Porém, isso não compromete muito a trama de um modo geral, valendo a pena continuar assistindo até o fim devido ao drama dos personagens centrais do filme. Uma das cenas mais engraçadas na minha opinião, é o momento em que Linda tenta consolar Jason, e os dois acabam transando em cima da mesa da professora. Preocupada com o que isso poderia causar, Linda adverte Jason sobre esquecer o ocorrido, mas ao vê-lo com uma das integrantes da peça, a professora é dominada pelo ciúme a ponto de fazer escândalo em tentar separá-los. E pra piora, a notícia sobre os “amassos” dela com o aluno se espalhou pela escola. Vihh... Agora “fudeu” tudo! Tem que rir pra não chorar, sério gente, vai por mim, assista esse filme!

Adorável Professora está muito longe de ser uma obra-prima, mas é um passatempo saudável e divertido. Tenho certeza que em um dia entediante e sem nada de melhor para fazer, esse filme vai te tirar da linha por alguns minutos, rir em algumas cenas e refletir em outras. A estreia do diretor Craig Zisk foi boa, mas o que tornou este filme mais chamativo é o belo e simpático elenco que possui. 

NOTA: 6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

7 comentários:

  1. Gostaria de vê esse filme.
    Muito boa sua resenha.
    Vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. E este filme está disponível em diversos lugares pela internet. Como destaquei na resenha, é um bom passatempo.

      Excluir
  2. Seu blog deve ser muito bom.
    Mas é complicado "explorar" suas resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado como?
      Os textos são longos demais? Ou é a busca por resenhas?
      Agradeço o feedback. ;)

      Excluir
  3. Vamos dar um desconto, por ser um filme de 2013. Vamos dar um desconto também para a resenha não muito crítica.
    O grande segredo do filme é aquilo que a resenha não disse: a sociedade hipocrita que critica a professora por ser uma mulher que transou com o ex aluno, mas nunca critica o ex aluno, maior de idade, que beija a aluna,menor de idade. Critica a professora pelo deslize, mas não lhe dá o devido crédito por ter reescrito maravilhosamente bem o final da peça encenada na escola. E ainda acha normal ela se anular em vários sentidos apenas para ter seu emprego de volta. Isso apenas é revisitado, de relance, na narração final do filme, onde ela é "libertada" da sua vida infeliz e sai para se divertir com o pai do Jason.
    É um filme crítico, que usa a comédia para passar o recado de uma forma mais leve. Nem todo mundo entendeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas nao consegui me logar. Elaine Frango elaine.frango@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Elaine. Muito obrigado pelo seu belo e preciso comentário!

      Excluir