quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O PREÇO DE UM RESGATE (1996)


O Preço De Um Resgate, título original Ransom, é um filme lançado no ano de 1996, dirigido por Ron Howard. Estrelado por Mel Gibson, Rene Russo, Brawley Nolte e Gary Sinise. Esse filme conta sobre um caso de sequestro, cuja ideia original foi baseada em um episódio de The United States Steel Hour, com o título de Fearful Decision, que foi ao ar em 1954.

Tom Mullen (Mel Gibson), um bem-sucedido empresário do ramo de aviação que tem seu único filho, Sean (Brawley Nolte) sequestrado em uma feira de um parque em Nova York em plena luz do dia. Seu desespero e de sua esposa Kate (Rene Russo) aumenta conforme o tempo passa e os agressores exigem a quantia de dois milhões de dólares para libertar o menino. Porém, após uma falha tentativa de resgatar o garoto, onde um dos criminosos é morto, Mullen resolve não apenas recusar-se a pagar o resgate, como também oferece o dobro da quantia a qualquer pessoa com informações que levem até a gangue. Sua decisão ousada acaba mudando os rumos da situação.


Esse filme mesmo utilizando um tema bastante recorrente, consegue prender a atenção do espectador devido ao seu roteiro trabalhar o emocional e a tensão ao mesmo tempo. Uma vez que Mel Gibson é um ator de um talento indiscutível, não nos admira que seu personagem nos cativa em situações de desespero e nos momentos em que ele tenta manter-se calmo. E devido a sua decisão ousada em relação ao pagamento aos sequestradores, a reação de sua esposa é totalmente contrária ao que ele acreditava ser a melhor opção. E com isso, Mel Gibson brilha na atuação como um pai desesperado e disposto a fazer o impossível para ter o seu filho de volta.

O Preço De Um Resgate rende ótimos momentos de tensão que nos mantém presos na trama, além do drama familiar mencionado, as constantes conversas e negociações com os sequestradores dão uma perfeita sintonia com o roteiro em si, criando arcos um após o outro. Além de Gibson, o elenco se sai muito bem com seus personagens, destaco aqui o antagonista interpretado por Gary Sinise, um sujeito frio e calculista, que tenta manter o controle diante do sequestro. E pra dar uma ênfase em sua maneira de agir, eu amei o momento em que Mullen oferece o dobro do resgate como pagamento para aquele que trouxer a cabeça do sequestrador, se o desespero só era pra uma das partes, agora as duas se encontram em um fogo cruzado.


Esse filme tem me surpreendido a cada minuto, o final, no entanto, tem sido bastante acelerado e previsível, mas acabou rendendo ótimas cenas de tensão. Portanto, eu recomendo muito que assistam. No entanto, eu sei que é muito comum as pessoas dirigirem a atenção para filmes novos, quem é que não faz isso, não é mesmo? Mas, particularmente eu tenho observado que o cinema caiu muito em produções boas, sejam lançamentos de cinema ou serviço de streaming. Por isso, eu costumo sempre ver filmes de anos passados, seja na década de 90, 80 até a de 20, 30. E muitas vezes a gente encontra filmes que deixam sua marca na nossa mente. “Ah, mas eu não gosto de filme velho, só quero ver filme novo”. Gente, qualquer filme que você nunca se deparou na vida é algo novo pra você, não importa a época em que foi lançado, se você nunca viu, é um filme novo pra você, ponto!

Portanto, eu recomendo que deem uma vasculhada em filmes mais antigos, até aqueles que nem são tão antigos assim como os da década passada, por exemplo. Eu afirmo isso, por que sempre achamos alguma coisa que mereça ser apreciada, e se você é alguém que procura por filmes novos e só procura nos lançamentos, e na maioria das vezes acaba se decepcionando com o filme, seria bom tentar mudar esse esquema e ampliar cada vez mais a sua busca. Eu estou falando isso por que eu sempre vejo pessoas afirmando que não conseguem achar um filme que preste, mas essa é apenas uma recomendação minha, pois quem dirige o carro é você! 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer do filme Um Preço De Um Resgate no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Realmente é um suspense policial bem interessante, que prende a atenção e com Mel Gibson no auge da carreira.

    Abraço

    ResponderExcluir