terça-feira, 9 de outubro de 2018

HEREDITÁRIO


Hereditário é um filme de terror lançado em 2018, dirigido e roteirizado por Ari Aster e com Toni Collette, Gabriel Byrne, Alex Wolff, Milly Shapiro, Mallory Bechtel, David Stanley e Ann Dowd que ocupam o elenco do filme. Esse filme tem causado grandes expectativas antes de seu lançamento, e não é atoa que tem obtido uma boa bilheteria, no entanto, acabou dividindo opiniões do público, porém, a crítica o aprovou colocando-o como uma das grandes surpresas do ano no gênero terror.

Sinopse: Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

ATENÇÃO! Esse texto contém alguns spoilers do filme. Assim, caso você não assistiu Hereditário ainda, não siga a leitura. Estão avisados!


Hereditário é na minha opinião, um ótimo filme de terror! Talvez um dos melhores filmes do ano. Tudo por que ele consegue mesclar o sobrenatural com um arco dramático que envolve a família de uma forma coerente e sem evasivas. Adianto que pra quem ainda não conferiu, o filme é bastante perturbador. Suas cenas macabras são o ápice da produção. E não é de se surpreender com o clima sinistro que o filme contém, afinal ele já começa no enterro da matriarca da família, que é o ponto chave para todo o desenvolvimento da história.

O filme desenvolve bem os personagens. Annie (Toni Collette) é casada com Steve (Gabriel Byrne), um home que procura manter-se ausente das questões familiares. Os filhos do casal são dois adolescentes: Peter (Alex Wolff), que vive em pé de guerra com a mãe, e Charlie (Milly Shapiro), uma garota estranha que tenta parecer normal.

No inicio, o filme se foca exclusivamente em Charlie, já que esta era a única que tinha uma aproximação maior com a avó falecida, e por isso ela se sentia cada vez mais sozinha. Sua mãe preocupada com o isolamento da filha acaba obrigando Peter a leva-la numa festa. Mas, durante a festa acontece algo inesperado, que eu particularmente jamais imaginaria que fosse acontecer. Afinal, Charlie não era a protagonista do filme? A quem o pôster fazia questão de mostrar? É aí que nos enganamos.


Charlie ingere um alimento que provoca uma grave reação alérgica. Peter, desesperado tenta levar sua irmã para o hospital, mas no meio do caminho, Charlie bate em um poste e fim de jogo pra ela! Nessa cena, eu comecei a me perguntar: e agora o que vai acontecer? Talvez você também tenha feito essa pergunta. Mas, calma que o filme ainda tem muito que mostrar.

Annie estava afastada de sua mãe falecida e, portanto, seu luto não era tão forte como deveria ser. Mas, quando a tragédia com Charlie atinge a família, todos ali desmoronam. Aos poucos, vamos entender por que Annie não era achegada com a matriarca, e por que ela não queria que seu filho Peter, tivesse alguma relação achegada com a velha. E também, entendemos por que Charlie era uma garota muito estranha, e que tipo de vínculos ela tinha com a avó.


O filme caminha bem, mergulhado no clima sombrio que vai ficando cada vez mais forte depois da morte de Charlie. Toda família vai sendo afetada por uma atmosfera sobrenatural, em especial com Peter, que é o membro da família que mais sofre ao longo do filme. O final é de rasgar os miolos, junta todas as peças e tudo vai ficando claro para o espectador. Mas, devo ressaltar que isso não é feito de uma maneira fácil de ser interpretada, pois exige muita, mas muita atenção de quem assiste. Isso explica muito a divisão de opiniões, alguns gostaram do filme, já outros não.

No entanto, pra mim Hereditário não é uma produção perfeita e que mereça ser considerada uma obra-prima do gênero. Achei a história um pouco arrastada, e a duração poderia ter sido mais curta, o que acabou deixando o filme cansativo. Todavia, em termos de conteúdo, o filme me surpreendeu bastante, ainda que não seja um filme que cause muitos sustos. O seu tema foi apresentado acima de tudo, para causar incômodo na nossa cabeça. Nesse quesito, eles mandaram muito bem! 

NOTA: 8,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:          
                

3 comentários:

  1. Ainda não consegui conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. concordo, e não só por toda a questão sobrenatural. achei muito bem construído na desestruturação familiar. muito profundas as neuroses familiares. exatamente, a alienação do marido é desconfortante. a mãe só pensou no filho, não pensou em momento algum na filha. já tinha 13 anos, mas não era social, não se comunicava. como podia achar q a filha não ficaria vulnerável em uma festa com jovens mais velhos? é muita irresponsabilidade da mãe. a menina claramente tinha problemas e a família não se preocupa em nada em dar suporte psicológico com tratamentos para ela. são muito irresponsáveis. e pior ainda foi ter jogado a responsabilidade da menina em outro adolescente. ótimo texto. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir