sábado, 27 de maio de 2023

VELOZES E FURIOSOS 10

 

De volta à saga dos carros mais velozes e imortais, com a direção de Louis Leterrier, Velozes e Furiosos voltou a explodir as telas do cinema com o décimo filme da franquia. E vou logo adiantando, que filmaço! Exagerado, eu sei, mas é um filmaço! 

Em Velozes e Furiosos 10, após diversas missões superando todos os obstáculos impossíveis, Dominic Toretto (Vin Diesel) e os membros de sua querida família vão enfrentar o seu oponente mais letal na história da franquia: Dante (Jason Momoa), uma ameaça que ressurge diretamente do passado alimentada por sede de vingança e, mais do que isso, determinada a destruir esta família e tudo que Dom mais ama na vida. 

O filme retorna aos eventos de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011) para conhecer o vilão de Jason Momoa. Na trama do quinto filme, Toretto e sua equipe eliminaram o traficante brasileiro Hernan Reis (Joaquim de Almeida), desmontando seu império de operações ilegais no Rio de Janeiro. 

Já foram 10 filmes meus amigos! Todos eles sempre traziam manobras impossíveis e mirabolantes envolvendo os carros, especialmente após o quinto filme. Portanto, eu não consigo entender o porquê a galera e os críticos querem exigir lógica nessa franquia. Já é uma característica dela! Desafiar as leis da física, um protagonista que não morre e faz o impossível, alguns vilões se juntando à seita... ops... à família. E o mais importante de tudo: o uso das esferas do dragão para ressuscitar os mortos, muito embora não vemos o dragão sheilong aparecer em nenhuma cena. 

Brincadeiras à parte, Velozes e Furiosos 10 é tudo aquilo que esperamos em um filme dessa franquia, mesmo sendo inferior do 7 para trás, este supera os dois últimos por três fatores que foram muito relevantes para mim em particular. O primeiro é que mesmo com exageros, o filme não extrapola ao absurdo visto no 8 e no 9; segundo, os efeitos especiais estão mais incríveis do que você pode imaginar! Você chega a ter dificuldade de diferenciar uma cena feita artificialmente de uma cena onde eles explodem carros e tudo ao redor; e terceiro, o vilão é o melhor de todos na franquia, pelo menos em minha opinião, e irei justificar isso no decorrer deste texto. 

Muita ação e adrenalina, e pela primeira vez, vemos Dominic Toretto verdadeiramente encurralado. Ah, mas talvez você diga: “ele já foi encurralado outras vezes, por exemplo, pela Cipher no oitavo filme, pelo mercenário Jakande no sétimo capítulo, e etc.” A questão é que aqui, Toretto não tem escapatória. Sua equipe é aos poucos triturada e esmagada. Os planos do vilão, embora sejam surreais, é como se ele estivesse sempre um passo à frente de Dom, prevendo todas as suas ações e consequentemente jogando de forma fria e calculista, sem se esquecer a forma debochada que o personagem de Momoa apresenta durante o filme todo. 

Vamos falar dele, o cara que faz a gente sentir raiva e ao mesmo tempo rimos com o alívio cômico apresentado por ele. É importantíssimo frisar a brilhante performance que Jason Momoa mostrou nesse filme! Muitos o compararam seu comportamento ao Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Ainda que eu discorde disso, é inegável que suas ações perante todo o caos que ele provoca, nos lembra bastante da atuação do saudoso Heath Ledger, se ainda duvida, perceba quando a cidade de Roma é praticamente destruída, o causador de tudo parece comemorar de braços abertos em tom debochado, e isso lembra bastante do Coringa quando ele destrói um hospital. O alívio cômico de Momoa é um dos pilares da comédia, ainda que Tyrese Gibson esteja em cena com seu personagem carismático e engraçado. 

Em resumo, Velozes e Furiosos 10 me agradou bastante! E ainda deixou a trama em aberto para o 11° filme, dizem que será o último capítulo, porém, duvido muito. Mas, não importa quantos filmes façam, eu estarei no cinema acompanhando as cenas surreais e exageradas envolvendo carros, afinal de contas, eu me divirto bastante com isso! 

E uma curiosidade interessante: muitas pessoas dizem que o personagem de Paul Walker precisa retornar para pôr um fim definitivo na saga, afinal o personagem não morreu, ao contrário do ator. Todavia, há pessoas que afirmam que irão estragar se fizerem isso, afinal, Paul Walker não está mais presente. Mas, eu acredito no CGI, tal como fizeram no filme 7 (o meu favorito da franquia), se isso acontecer, mesmo que sua aparição seja apenas para dar por encerrado toda essa história, eu irei ficar muito feliz! E que venha Velozes e Furiosos 11 hehe... 

NOTA: 7,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário