domingo, 30 de abril de 2023

O TERMINAL (2004)

 

The Terminal é um filme americano de comédia dramática lançado em 2004. O longa foi dirigido por Steven Spielberg e é estrelado por Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci, Zoe Saldana e Diego Luna. 

O filme conta sobre um homem que acaba ficando preso num terminal de aeroporto, por ter sua entrada nos Estados Unidos negada e, também, não poder retornar ao seu país de origem, a fictícia Krakozhia, devido a um golpe de estado que aconteceu por lá. 

A trama tem início em um aeroporto de Nova Iorque, quando agentes federais americanos tentam explicar a Viktor a situação peculiar de seu passaporte: quando Navorski estava em pleno voo, seu país sofreu um golpe militar e cancelou os privilégios de viagens de seus habitantes. Os EUA não reconhecem o novo governo da Krakozhia, assim sendo, Viktor é como se fosse um ninguém. Nem mesmo ele se enquadrava em categorias previstas para entrar na América, tal como asilado, refugiado ou imigrante. E pra piorar, Viktor não fala inglês e entende muito pouco da situação na qual ele se encontra. Assim, ele é recomendado a ficar no terminal na espera de que a situação seja resolvida. 

É muito engraçado poder acompanhar o protagonista em meio a tudo isso, os Agentes de Migração tentam a todo custo tentar se livrar dele, chegando até mesmo a oferecer a chance de entrar nos EUA de forma clandestina. Todavia, Viktor deixa claro que ele pretende ficar lá e esperar. Além disso, o filme chega a nos mostrar os complicados trâmites que permeiam o controle migratório dos países; muita burocracia, criminalização do imigrante e diversas restrições que chegam até mesmo a violar o direito à liberdade de locomoção. 

Para se entender de viagens internacionais e suas peculiaridades, O Terminal é o filme perfeito pra isso! Claro que a grandeza desse filme se deve a brilhante direção de Spielberg. Por mais simples que seja a trama, O Terminal é um filme tocante, delicioso e comovente! E não posso deixar de elogiar o brilhante Tom Hanks, incrível e carismático como sempre faz em seus papéis. Ao ver mais filmes do ator, só me convenço a cada dia que ele é um dos maiores atores de toda a história do cinema! 

NOTA: 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário