sábado, 22 de abril de 2023

AVATAR

 


Avatar é um filme épico de ficção científica lançado em 2009. Escrito e dirigido por James Cameron e estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldana, Michelle Rodriguez, Sigourney Weaver e Stephen Lang. Foi indicado a 9 Oscars, vencendo 4 categorias: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. 

Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. 

O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanoides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. 

Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma, Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. 

Até que ele conhece Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que passa a servir de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. Avatar é um dos filmes mais belos visualmente de todos os tempos. Sua fotografia e efeitos especiais são incrivelmente bem feitos! Destaque é claro, para os seres vivos de Pandora, em especial os humanoides azulados. Apesar da trama ser clichê, o filme se sobressai com seu ritmo acelerado e nada cansativo. E olha que tem 2 horas e 36 minutos de duração. 

Segurar todo esse tempo sem parecer chato, é algo que poucos conseguem fazer. Contudo, não é pra ficar admirado, além do mais, James Cameron é na minha humilde opinião, o cineasta que mais acerta em filmes com duração superior a 150 minutos. Sua filmografia embora não seja grande, em comparação a outros diretores, mas só tem filmaço no currículo! 

Avatar inovou na questão dos efeitos visuais, conquistando diversos prêmios, e merecidíssimos! O que também chama atenção é essa ganância humana tão bem explorada pelo roteiro, ao mesmo tempo em que a empatia tem sua predominância, em especial nos personagens Jake e Grace. Esse entra na minha lista de melhores filmes, e quero deixar registrado aqui no blog algum dia, com constante atualização. 

NOTA: 10/10 

O filme está disponível no Disney +.

Nenhum comentário:

Postar um comentário