sábado, 1 de abril de 2023

O HOMEM DUPLICADO

 

O Homem Duplicado é um filme de suspense psicológico dirigido por Denis Villeneuve que se baseia no livro homônimo de José Saramago. O longa conta com Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Usabella Rossellini e Sarah Gadon nos papéis principais.

Adam Bell é um professor de história entediado com sua rotina. A vida dele muda completamente quando ele assiste a um filme e descobre que tem um sósia. Em busca desse ator, Adam cria uma verdadeira obsessão e começa a perseguir o homem. 

Diante de toda a premissa perturbadora, como não ficar obcecado em virtude de uma situação assim? Será que se trata de um irmão gêmeo? Se não, qual seria a real natureza em vista da semelhança entre os dois? Esse é mais um exemplo de filmes que não devem ser levados ao pé da letra, tampouco de forma literal. 

Tudo funciona com simbolismos, haja vista a primeira cena do filme: o personagem está em um clube noturno assistindo um show erótico, que termina com uma mulher nua esmagando uma tarântula com seu sapato. Tarântulas. Esse animal será visto mais vezes de forma surreal e bizarra, ao qual fica difícil digerir qual sua representatividade. Há inúmeras interpretações, que eu mesmo ainda estou decidindo qual a mais plausível. 

A carga de tensão é o principal aspecto que o diretor teve o cuidado para não sobrecarregar e nem perder o ritmo, isso é algo a se destacar, pois as locações, o elenco pequeno, a iluminação sombria deixou o filme mais claustrofóbico do que se pode imaginar. O Homem Duplicado é um filme pra poucos. Não posso deixar de destacar a atuação de Jake Gyllenhaal, pois o mesmo interpreta dois personagens com personalidades completamente distintas uma da outra. 

NOTA: 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário