sábado, 20 de agosto de 2022

O PREDADOR: A CAÇADA

 


O Predador: A Caçada é o quinto filme da franquia Predador, sendo lançado diretamente em streaming em 2022. Dirigido por Dan Trachtenberg e estrelado por Amber Midthunder, Dakota Beavers e Dane DiLiegro. 

Eu estava desanimado com a franquia devido ao quarto filme, que foi um completo desastre. Acreditava que nada iria reverter para alguma coisa positiva. Felizmente eu estava enganado, e o novo filme do Predador resgata com precisão os elementos do clássico dos anos 80, e não comete os erros grotescos do filme de 2018. 

O filme conta a história de uma habilidosa guerreira que tenta proteger seu povo de um predador alienígena altamente evoluído que caça seres humanos por esporte. Ela luta contra a natureza, colonizadores perigosos e essa criatura misteriosa para manter sua tribo segura. O longa coloca a figura de uma tribo indígena no centro da história, liderados por dois irmãos guerreiros, Naru (Amber Midthunder) e Taabe (Dakoya Beavers), e deixa a figura do predador em segundo plano. E isso foi o maior acerto do roteirista. Por quê? Por que foge dos clichês mais óbvios utilizados nos filmes da franquia e não deixou o monstrão esquecido, pois ele tem o seu momento certo para brilhar na tela. 

O que esse novo filme fez de diferente são os termos narrativos da história, mesclada ao fato de haver um alienígena poderoso à espreita na floresta. Outra coisa bacana foi o confronto com animais selvagens, algo que não havia sido mostrado em outros filmes, e aqui o gore é finíssimo! 

O Predador: A Caçada foi uma grata surpresa para esse ano, ainda que esteja muito inferior aos dois primeiros filmes. Não sei se há alguma relação, mas vale lembrar que em PPredador 2: A Caçada Continua, bem no final, o tenente Mike Harrigan recebe uma pistola que estava em posse de um dos alienígenas onde datava o ano de 1715, e nesse novo filme se passa justamente nessa época do inicio dos anos 1700. Pode até haver relação, porém, o filme não especifica de maneira clara sobre isso. 

NOTA: 7/10 

O filme está disponível no Star Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário