terça-feira, 2 de novembro de 2021

TEMPO

 


Tempo, título original Old é um filme escrito e dirigido por M. Night Shyamalan lançado em 2021. 

O novo longa de M. Night Shyamalan trouxe o que talvez podemos afirmar de “quebra de padrão”. Acostumados com as mesmices em filmes de terror, o novo filme do cineasta indiano apresenta uma mistura de drama com terror com uma dosagem sensacional, sem que perca sua essência. 

Apesar do elenco limitado e diálogos pouco convencionais, Tempo é uma excelente amostra do talento do diretor, que começou a carreira atropelando geral e depois foi declinando. Ao se reerguer com os filmes mais recentes, ouço dizer que este, em especial, é o melhor dentre seus filmes na última década. 

Com uma abordagem diferenciada, Tempo apresenta uma família em busca de férias em uma região tropical. Ao serem levados, juntamente com outras pessoas a uma praia remota e paradisíaca, tudo parece normal. Até que um fenômeno misterioso passa a ocorrer com eles: eles estão envelhecendo rapidamente e não conseguem mais sair daquele lugar, pois a cada tentativa, eles desmaiam e acordam na praia. 

É como se estivessem presos num limbo, e em boa parte do filme não obtemos tantas informações sobre aquele lugar e o que é exatamente esse fenômeno, exceto no ato final onde há algumas reviravoltas interessantes e explicações para os acontecimentos retratados durante a projeção. A fotografia do filme é esplêndida e o roteiro caminha tão bem numa atmosfera densa e misteriosa, que atiça cada vez mais a nossa curiosidade sobre aonde tudo aquilo irá levar. Eu disse que este é um dos melhores do Shyamalan dos lançados há dez anos, por que a abordagem desde filme é tão singular e original em comparação aos demais dentro desse espaço de tempo. 

É claro que não supera os mais antigos, no entanto, pra mim irá ficar bem cravado na mente como eles. Realmente, este filme foi uma grata surpresa desse ano, que por sinal, foi bem fraco em relação a filmes. 

NOTA: 8,2/10

Um comentário:

  1. Também gostei. Mesmo não sendo uma história escrita por ele, Shyamalan consegue imprimir sua originalidade habitual.

    Abraço

    ResponderExcluir