terça-feira, 13 de abril de 2021

MATAR OU MORRER (1952)

 

Matar ou Morrer é um clássico de faroeste lançado em 1952, dirigido por Fred Zinnemann. É considerado um dos maiores clássicos de western e traz um dos grande heróis do gênero: o xerife Will Kane, interpretado por Gary Cooper. O filme venceu 3 Oscar: Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Edição e Melhor Canção. 

A história parte de uma premissa bem simples, o delegado Will Kane se casa com Amy (Grace Kelly), e se prepara para mudar de cidade. Mas, durante os preparativos para a mudança, é ouvido na cidade que Frank Miller (Ian MacDonald), um homem que Kane havia prendido, saiu da prisão e chegará no trem do meio-dia para se vingar. 


A gangue de Miller o espera na estação para ajuda-lo a cumprir seu desejo de vingança conta o xerife. Kane e sua esposa deixam a cidade, mas logo ele resolve voltar. Kane espera que seus amigos e moradores da pequena cidade o ajudem contra a gangue de quatro homens. Mas, para sua surpresa, ninguém quer se envolver nessa briga. Até mesmo seus melhores amigos o deixam sozinho. 

O filme se desenrola em tempo real, no inicio são umas 10h e 35 minutos e à medida que o tempo passa, o relógio caminha junto até chegar ao meio-dia. Tudo isso intercalado com cenas de tensão. Ao invés do foco do filme ser o tão aguardado confronto, a tensão e o medo tomam de conta do protagonista, e principalmente, quando ele percebe que todos na cidade se isentam de ajuda-lo. Alguns até o queriam morto. 


A brilhante atuação de Gary Cooper segura as pontas do filme e cria uma atmosfera densa e sufocante, que nos faz caminhar juntamente com ele durante o filme inteiro. Grace Kelly, que interpreta a esposa de Will se tornou conhecidíssima em anos posteriores por participar dos filmes Disque M Para Matar (1954) e Janela Indiscreta (1954), ambos dirigidos por Alfred Hithcock, além de ter se tornado a Princesa de Mônaco em 1956. 

Matar ou Morrer é um filme altamente recomendado, não só por ser um clássico do gênero western, mas por ser um filme que tem se tornado referências em desenhos animados, novelas e séries. Sua história é simples, mas altamente primorosa e nos remete a uma época de ouro na história do cinema. 

NOTA: 10/10 

O filme está disponível no Telecine Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário