segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

BATISMO DE SANGUE

 

Batismo de Sangue é um filme brasileiro lançado em 2007, dirigido por Helvécio Ratton. É baseado no livro homônimo de Frei Betto e é estrelado por Caio Blat, Daniel de Oliveira, Ângelo Antônio, Léo Quintão e Cássio Gabus Mendes. 

Na cidade de São Paulo, no final da década de 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os frandes "Tito", "Betto", "Oswaldo", "Fernando" e "Ivo", passam a apoiar a logística e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. 

O grupo dissocia-se após uma conversa entre Frei Diogo e seus frades, de onde se conclui a necessidade de dispersão do grupo e partir de então. Frei, Ivo e Frei Fernando partem para o Rio de Janeiro, onde são surpreendidos e torturados por oficiais brasileiros que, acusando-os de traidores da Igreja e traidores da pátria, perguntam por informações sobre o local de reunião do grupo para a posterior captura e execução de seu líder.

Após sofrerem tortura, os frades informam aos policiais o horário e o local da reunião do grupo, onde Marighella costumava receber recursos oriundos dos frades. Marighella foi então surpreendido e executado por policiais do DOPS paulista, sob o comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury. Frei Betto consegue se refugiar e os demais são condenados a quatro anos de reclusão, com exceção de Frei Tito que é libertado, mas não consegue superar todas as sequelas psicológicas que sofreu na mão dos militares.

Batismo de Sangue é um filme que nos faz pensar e refletir. Embora sua qualidade técnica seja questionável, a direção e a montagem conseguem transmitir com precisão a mensagem final. Destaque vai para a atuação de Caio Blat. 

NOTA: 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário