quarta-feira, 22 de julho de 2020

VERÔNICA (2009)


Verônica é um filme brasileiro de 2009 dirigido por Maurício Farias. Estrelado por Andréa Beltrão, Marco Ricca, Giulio Lopes e Andréa Dantas. 

Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora de ensino da rede municipal do Rio de Janeiro. Depois de vinte anos na profissão, ela se encontra estressada e sem paciência. Um dia, após o final da aula, ela se dá conta de que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), seu aluno de oito anos. Quando ela o leva na comunidade onde ele mora, descobre que seus pais foram assassinados por traficantes. E que os assassinos também estavam procurando pelo filho do casal.


Diante da situação, Verônica decide levar o menino consigo e procura a ajuda de seu ex-marido que é policial. Contudo, os traficantes querem o garoto por que ele tinha um pen-drive que o pai dele havia pendurado no pescoço. Esse pen-drive continha informações sobre o tráfico e as motivações da polícia corrupta. Agora a professora se encontra em uma situação perigosa, arriscando sua vida pelos direitos de uma criança que não é sua.

Esse filme foi uma grata surpresa! Um bom suspense ambientado na movimentada cidade do Rio de Janeiro, com policiais e traficantes em ambos os lados na situação da protagonista. Apesar de ser uma produção simples e com um orçamento limitado, a competente direção de Maurício Farias conduz o longa com precisão e retém momentos de adrenalina no qual é um aspecto pouco comum ao cinema nacional. Ação e suspense são gêneros pouco explorados por aqui, mas quando há de fazer um filme com esse tipo de gênero, mesmo com um roteiro clichê e que se sobressai diante de tais limitações, é um feito e tanto e que merece o nosso apreço.


Não obstante, as atuações medianas incomodam um pouco. A trilha sonora do filme é boa. Mas, o principal aspecto que faz valer a pena é o clima de tensão. A todo o momento, ficamos apreensivos com o que pode acontecer a cada passo dado pela professora na tentativa de proteger seu aluno. Com um grau de violência dentro do padrão, o filme Verônica impressiona e surpreende o espectador que, como foi em meu caso, assistiu com zero expectativas. Uma pena é esse filme não ser tão conhecido, pois ele faz parte dos inúmeros filmes brasileiros que devemos esfregar na cara dos que ousam dizer que o cinema nacional não tem filme bom.

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. eu gostei bastante desse filme. beijos, pedrita
    comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2009/12/veronica.html

    ResponderExcluir