sexta-feira, 19 de junho de 2020

ORGULHO E PRECONCEITO (2005)


Orgulho e Preconceito título original Pride & Prejudice é uma coprodução dos EUA com Reino Unido, lançado em 2005. Dirigido por Joe Wright e com roteiro baseado no livro homônimo de Jane Austen. Indicado a quatro categorias do Oscar, esse filme é estrelado por Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Brenda Blethyn, Donald Sutherland e Rosamund Pike. A obra já havia recebido uma adaptação cinematográfica em 1940. 

O filme acompanha a história de cinco irmãs de uma família inglesa de aristocratas rurais lidando com questões de casamento, moralidade e preconceito. Uma trama com superação de dificuldades para a concretização de amores intensos. Na época em que o filme se baseia, era comum que os pais de uma jovem escolhesse com quem ela iria se casar, e na família em questão, as jovens precisariam escolher alguém que garantissem financeiramente o seu futuro. No entanto, uma delas chamada Elizabeth (Keira Knightley) está decidida a não se casar, a menos que seja compelida por um amor verdadeiro.


À medida que o filme se desenvolve, um solteiro rico chamado Sr. Bingley se muda para a localidade numa grande casa na redondezas. Acontece um baile como recepção para sua chegada, juntamente com sua irmã e seu amigo reservado, o Sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Bingleu se encanta com uma das irmãs de Elizabeth, enquanto ela passa a ter antipatia por Darcy. Porém, os encontros entre eles passam a ser mais frequentes, sempre com um tom agressivo de ambas as partes.

Sem saber muita coisa sobre o outro, Elizabeth é firme em sua postura e não se deixa levar por caprichos aparentemente maldosos ou benevolentes de qualquer homem. Como em uma cena onde a mão dela é pedida em casamento por um jovem rico, e ela recusa causando a revolta de sua mãe.


Suave, delicioso e ao mesmo tempo mostra um clima bem quente com discussões uma atrás da outra, além da troca de olhares que se colocássemos alguns efeitos especiais, como na cena marcante do baile onde Elizabeth e Darcy dançam, mas sem mostrar nenhuma simpatia um com o outro, podemos colocar uns raios saindo de ambos os olhos e se chocando entre eles.

Esse filme retrata um romance bem incomum, pois o casal principal, em primeiro momento não tem nada em comum, exceto o orgulho. Mas, nos surpreendemos com revelações que irão marcar a vida deles. Um grande destaque é atuação de Keira Knightley, e convenhamos, ela está lindíssima nesse filme! Orgulho e Preconceito é considerado como um dos melhores filmes de romance de todos os tempos.

NOTA: 7,8/10

Assista ao filme no Telecine Play.

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. eu amo esse livro e não me canso de ver essa adaptação. foram muito felizes em tudo. fala muito da condição feminina da época. de mulheres sem dote q se ficassem sem casamento teriam privações no futuro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. É um ótimo drama de época.

    Abraço

    ResponderExcluir