quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

REPULSA AO SEXO


O diretor francês/polonês Roman Polanski é muito conhecido entre cinéfilos cultos por seus filmes com temáticas polêmicas e fortes. Um desses filmes é Repulsa ao Sexo lançado em 1965. Este é considerado um dos maiores clássicos de terror psicológico já lançado, e um dos filmes mais conhecidos do diretor ao lado de O Bebê de Rosemary (1968). 

Repulsa ao Sexo é estrelado pela belíssima Catherine Deneuve, que interpreta Carol, uma jovem que sofre de uma profunda agonia e medo do sexo oposto, encarando tudo que engloba esse tema como altamente repugnante. A princípio não entendemos o porquê ela age dessa forma, mas aos poucos em especial lá no final do filme, compreendemos o seu comportamento estranho.


O filme constrói essa neurose de forma magnífica e sem rodeios. Acompanhamos cenas onde ela escuta o barulho de sua irmã com o namorado no quarto ao lado, dentro do apartamento onde elas residem. Sua reação perante esses momentos transmitem ao espectador uma espécie de psicopatia depressiva, que vai se desenvolvendo no decorrer do filme. A interpretação de Catherine Deneuve é sensacional! Apenas ela consegue segurar o filme inteiro!

Por ser muito bela, Carol é frequentemente flertada por homens ao seu redor, e mesmo diante de sua timidez, ela consegue ainda que muito pouco, manter uma simples conversa. Mas quando a coisa pula o degrau, a moça aparenta ter ataque de nervos. Vale destacar uma cena que particularmente achei uma das mais interessantes do filme: um homem consegue beijar Carol dentro de um carro, após isso, ela sai correndo para lavar a boca, demonstrando um nojo inimaginável do que havia acontecido.


Polanski introduziu essas situações nos precavendo do que estaria por vir mais adiante. Depois de ficar sozinha no apartamento, pois sua irmã havia viajado com o namorado, Carol passa a ter alucinações e mergulha em profunda depressão, e mais ainda, ela desperta o seu lado psicopata, principalmente após uma tentativa de abuso no qual ela sofre, mas reagiu a tempo.

Repulsa ao Sexo se torna a partir daí um filme extremamente sangrento, ainda que infelizmente peque nesse seu terceiro ato na questão da condução narrativa e consequentemente à conclusão da história, o filme cumpre o que promete. Consegue sem muito esforço, impressionar o público; não perdoa pessoas sensíveis e principalmente, aborda temas sérios como abuso sexual. Vale muito a pena conferir essa obra! 

NOTA: 7,8/10

Assista ao filme no vídeo abaixo: 

4 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog incrível! Gostaria de lhe propor uma parceria de divulgação recíproca, o que acha? Se interessar, basta me avisar para que adicione seu link em nossa lista de blogs. Até!

    https://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido, tudo beleza?
      Obrigado pelo elogio. Visitei o seu blog, vi que possui um vasto conteúdo interessante, e já o adicionei na lista aqui ao lado.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Muito bom filme, uma é uma verdadeira viagem para dentro de uma mente perturbada.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, só achei que pecou um pouco no terceiro ato.

      Excluir