terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O GRANDE MESTRE 4


A famosa franquia chinesa O Grande Mestre chegou finalmente ao seu último capítulo. O Grande Mestre 4 foi lançado no finalzinho de 2019 em Hong Kong e nos EUA, com a direção de Wilson Yip e estrelado por Donnie Yen, Danny Chan Kwok-Kwan e Scott Adkins. 

Alguns anos após os eventos do terceiro filme, Ip Man recebe notícias de que seu mais famoso aluno, Bruce Lee, está fazendo sucesso nos EUA com demonstrações em Torneios de Karatê, promovendo assim as artes marciais chinesas para o mundo. No entanto, Ip sofre com a rebeldia de seu filho mais novo, que não se interessa pelos estudos, apenas em lutar. Isso ocasiona em sua expulsão de várias escolas.


Além da preocupação com o filho, Ip Man luta com um sério problema de saúde, mas apesar disso, resolve ir aos EUA para procurar uma escola adequada para a educação de seu filho. O que ele não imaginava é que na América, os chineses sofrem racismo dos americanos, além de que suas artes marciais não são bem vistas pelas autoridades. Apesar disso, os imigrantes chineses fundaram uma associação legal para ajudar os compatriotas em terras estrangeiras. Porém, se recusaram a ajudar Bruce Lee que tinha uma academia de Kung Fu, e ensinado as artes marciais a não chineses, algo que para eles era imperdoável.


Uma vez nos EUA, Ip Man têm vários contratempos, desde a discussão com o presidente da associação benevolente chinesa por causa dos atos de Bruce Lee, o envolvimento em uma briga de adolescentes para proteger uma garota chinesa que estava sofrendo bullying, a luta contra um mestre de Karatê que estava tentando humilhar as artes marciais chinesas perante o público, e o embate final contra o comandante da Marinha, interpretado pelo brilhante ator marcial, Scott Adkins.


Apesar do roteiro simples, O Grande Mestre 4 agrada bastante e as lutas do filme são fantásticas! Alguns personagens de filmes anteriores retornam com seus respectivos papéis, eles apenas servem como ponto de apoio ao protagonista. Porém, os novos personagens como o presidente da associação e a filha dele; os discípulos de Bruce Lee, bem como o próprio; e os lutadores de Karatê e o comandante da Marinha. Todos são bem apresentados e obtém seu espaço durante a projeção.


O final do longa fecha uma quadrilogia, não vou negar que eu me emocionei ao término do filme. Afinal de contas, eu acompanho essa franquia desde o lançamento do primeiro filme. Fiquei muito satisfeito por terem apresentado essa cinebiografia do mestre Ip Man e seus feitos históricos no mundo das artes marciais, e também o reconhecimento que estrangeiros tiveram sobre elas. Bruce Lee foi um dos maiores contribuintes nisso, e o crédito também deve ser dado à Ip Man. Se você não conhece essa franquia, não hesite em vê-la.


O novo filme ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Não se sabe se irá para as salas de cinema (o que eu acho pouco provável), ou se vai direto para DVD ou nos serviços de streaming. De qualquer maneira, eu irei ver novamente, só que em versão dublada que ainda irão lançar. 

NOTA: 8,3/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário