domingo, 2 de fevereiro de 2020

O MESTRE INVENCÍVEL (1978)


Um dos filmes que fizeram Jackie Chan um astro famoso, ainda antes de estrear em Hollywood, foi O Mestre Invencível lançado em 1978. Antes disso, ele já havia feito outros filmes e inclusive trabalhava como dublê nos filmes de Bruce Lee. Após a morte precoce de Lee, Jackie Chan caiu de certa forma em sua sombra no cinema de Hong Kong, assim como muitos outros, porém, o sucesso de Jackie Chan foi mais rápido, e talvez isso se deva pelo seu próprio estilo de filme, onde mistura ação com comédia. 

O Mestre Invencível é talvez um dos seus filmes mais conhecidos no inicio de sua carreira. Contém um bom roteiro, apesar de alguns deslizes; e uma boa direção que ficou a cargo de Yuen Woo-ping. A história é bem conduzida e desperta logo no inicio o nosso interesse.


Jackie Chan interpreta Fei Hung, um jovem travesso filho de um mestre de uma escola de artes marciais. Ele vive fazendo palhaçadas constatemente, quando na verdade deveria estar se dedicando ao kung fu. Depois que seu golpe cômico fere o filho de um homem poderoso, seu pai recruta um tio sádico para ensinar ao filho, um pouco de autodisciplina.

Este homem esquisito, que possui a reputação de aleijar os seus alunos, tenta ensinar a Fei Hung um estilo estranho de kung fu. De início, Fei Hung resiste, mas depois de perder uma luta para um mercenário local, que havia sido contratado para matar seu pai, ele percebe que deve dominar a arte especial do Pugilista Embriagado.


Garanto a vocês, esse filme irá arrancar ótimas risadas, e há uma pequena força dramática na história. Lição, superação e vencer o medo. Acompanhamos o treinamento estranho do velho mestre, e Fei Hung sofrendo horrores com isso. Mas, que no fim, irá valer a pena. Achei interessante o fato do mestre Su Hua não ter forças para lutar se estiver sóbrio, seu segredo é o fato de estar completamente bêbado. Também notamos o quão ele é temido, até mesmo o assassino de aluguel hesitou ao vê-lo.

Jackie Chan com o seu estilo cômico sempre foi parte de seu legado, não apenas no cinema de Hong Kong, mas desde que atua em filmes fora de sua terra natal, inclusive nos EUA. Portanto, é bobagem criticar seus filmes baseando-se nisso. Além de mostrar ótimas lutas, seus filmes possuem o intuito de divertir o público, e O Mestre Invencível é um dos melhores exemplos disso. 

NOTA: 7,8/10

O filme está atualmente disponível na Netflix.

Veja um trailer no vídeo abaixo: 


Um comentário:

  1. São sensacionais as coreografias de luta com Jackie Chan. Pena que Hollywood descobriu Chan quando ele já tinha mais de quarenta anos, apesar de ter feitos antes a comédia "Um Rally Muito Louco" e esquecido policial "A Fúria do Protetor" em que era parceiro de Danny Aiello.

    Uma curiosidade. O personagem Wong Fei Hung aparece em um monte de filmes chineses por ser baseado um sujeito que realmente existiu e que é considerado um herói na China.

    Abraço

    ResponderExcluir