domingo, 23 de junho de 2019

CADA VIDA... SEU DESTINO (THE SECRET FURY)


Cada Vida... Seu Destino, título original The Secret Fury é um filme de suspense policial lançado em 1950. Dirigido por Mel Ferrer (1917-2008), e estrelado por Claudette Colbert (1903-1996) e Robert Ryan (1909-1973). 

Dos filmes antigos em que eu havia feito uma lista para assistir, Cada Vida... Seu Destino foi um dos mais difíceis de achar. Em nenhum lugar pela internet eu consegui encontrar, apenas com áudio original, mas sem as legendas. E como eu não manjo muito de inglês, foi difícil ter que ficar sem assistir essa relíquia. Mas, graças a uma pessoa altamente dedicada quando o assunto é cinema, Carla Marinho, editora do site Cinema Clássico, eu notei que ela havia marcado como visto no site Filmow. Entrei em contato com ela, e ela me mandou um arquivo de Torrent desse filme. Fiz o download e finalmente assisti Cada Vida... Seu Destino com legendas em português, agradecendo mais uma vez: muito obrigado Carla Marinho! 


O que eu achei do filme? Bem, como eu imaginava, foi fantástico! Um roteiro simples muito inteligente, que nos retrata uma investigação em meio a uma possível conspiração criminosa, onde uma mulher é jogada numa situação extremamente complicada, e para sair disso, ela precisaria enfrentar seus inimigos e descobrir como e por que eles armaram contra ela, além de enfrentar problemas psicológicos causados com muita pressão do tribunal que tentava obriga-la a confessar um crime que não cometeu.  

Resumindo o filme: durante a cerimônia de casamento de Ellen (Claudette Colbert) e David (Robert Ryan), um estranho levanta-se ao ser pronunciada a frase “se existe alguém que conheça alguma razão para que esses dois não se unam que fale agora ou cale-se para sempre.” O estranho afirma que Ellen já é casada, mas ela insiste que é mentira, e a luta para provar que está dizendo a verdade resulta em grande desespero e a morte do homem na qual ela supostamente estaria casada. Ellen chega a ser condenada à morte, mas David acredita na sua inocência.


É difícil não se colocar no lugar da protagonista. Parecia que tudo e todos haviam armado contra ela, ao testemunharem perante todos que ela, estaria de fato, casada. O clima de suspense é grande à medida que o filme avança e explora momentos de angústia. A atuação de Claudette Colbert é sensacional! Sua personagem fica tão afetada com a situação desagradável em que se encontra, que passa a questionar em respeito à sua sanidade mental, pois ela estaria propositalmente escondendo o fato de estar casada, mas que não se lembra direito do que aconteceu. Em outros casos, ela tenta relembrar onde e o que estava fazendo na data do suposto casamento que ela teve. Assim, o filme caminha nessa perspectiva até que as coisas se complicam quando ocorre o assassinato do suposto marido de Ellen, e ela, obviamente se torna a principal suspeita.  

O dilema, no entanto, não apenas tortura Ellen, seu noivo David também luta para acreditar que sua amada não está mentindo, mas parece que a cada minuto que passe, sua certeza fica em cima do muro. Mas, existem fatores que o fazem continuar acreditando em Ellen, não importa que a dificuldade aumente. E como Film-Noir, Cada Vida... Seu Destino nos entrega um perfeito exemplo de investigação e conspiração, e como fã desse gênero, sou suspeito para falar do quanto eu gostei. Entretanto, é um filme que eu recomendo bastante!


Cada Vida... Seu Destino é um filme desconhecido e raro, não obstante, merecia mais importância, pois faz jus aos filmes de investigação policial que prende a atenção de maneira incrível! 

NOTA: 8,4/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário