sexta-feira, 7 de junho de 2019

É FADA!


Quem acompanha este blog já deve ter me notado falar que muita bilheteria não é sinônimo de um bom filme. Infelizmente, as pessoas tendem a comemorar o dinheiro que determinado filme arrecada ao invés do conteúdo em que ele apresenta. Claro que há casos específicos onde o fã pode e com toda a razão comemorar o sucesso de um determinado filme, em especial por que isso significa que haverá sequências, mas de modo geral, o que realmente deve contar é o que o filme realmente nos traz. 

Entre os diversos exemplos de filmes com ótima bilheteria, mas que em conteúdo não passa de uma afronta que fere o bom senso e as grandezas do cinema, vamos falar do filme É Fada!, filme brasileiro lançado em 2016 que apresenta uma comédia pastelão direcionada ao público adolescente. Baseado no livro Uma Fada Veio Me Visitar da escritora Thalita Rebouças. É Fada! foi dirigido por Cris d’Amato e é estrelado por Kéfera Buchmann e Klara Castanho. Inclusive, eu homenageei esse filme na minha lista dos 50 filmes para você não assistir


Sinopse: Após se dar mal em uma série de trabalhos, a fada tagarela e atrapalhada Geraldine (Kéfera Buchmann) recebe a missão de ajudar a jovem Júlia (Klara Castanho). A garota vive com o pai e acaba de trocar de colégio. Ela tem dificuldade de lidar com os novos colegas e não é nenhum pouco popular na escola. A fada tentará mudar isso, ajudando em sua vida social e amorosa.

Esse filme apresenta uma trama simples e clichê, mas muito mal desenvolvida, além de atuações abaixo da média, e diversos furos no roteiro, dos quais qualquer leigo pode detectar. A trilha sonora é até boa, mas como o filme não tem nenhum ritmo, ela infelizmente não dar ao longa aquele clima gostoso de uma comédia adolescente que abusa até demais da inocência.


A personagem de Kéfera é muito irritante! A atuação dela é muito caricata e não consegue transpor a sua personagem na fada que ajudaria, ainda que atrapalhada a jovem Júlia. Como a comédia é direcionada ao público adolescente, o que o filme deveria ter feito, no mínimo era camuflar seus furos e situações podres que nada tem de relevante. Porém, só houve uma coisa que eu gostei nesse filme: a atuação de Klara Castanho. A atriz mirim possui um grande talento desde criancinha, e sinceramente, eu fico triste em vê-la desperdiçar o seu potencial em uma comédia apelativa como essa!

Por outro lado, as abordagens do filme para com os desafios da adolescência como pressões, namoros, preconceitos e dificuldade de se enturmar, são fatores legais que seriam mais precisos em sua crítica se o filme não ultrapassasse os limites do besteirol. Portanto, há sim aspectos positivos e relevantes em É Fada!, mas infelizmente, o filme chuta o balde e caminha do jeito que quer, sem perceber as esquinas pelo caminho, onde teriam que diminuir a velocidade para não ocorrer acidentes. A direção e o roteiro tá pouco se importando com isso, são claramente pastelões e despreocupados se vão fazer uma bomba ou não.

Mas, por que um filme desse naipe fez tanto sucesso nos cinemas, chegando até mesmo a ficar no topo? É sensato se perguntar isso. Mas, é simples de responder. Kéfera Buchmann é uma youtuber famosa no Brasil, que possui milhões de inscritos. Aí está o motivo do sucesso: os seus próprios fãs. Alguns deles até falaram que o filme seria o “melhor filme do mundo”. Ah, faça-me o favor né!? Sei que vocês gostam da Kéfera, mas não exagerem a níveis extremos!


O único motivo pelo qual eu assisti a esse filme, foi Klara Castanho. Sou fã dessa guria, e por isso eu espero vê-la trabalhar mais em filmes de grande porte, não só por projetos famosos, mas com roteiros sérios, um recente exemplo disso foi o documentário 1817: A Revolução Esquecida, onde a Klarinha fez uma brilhante interpretação e que merece ser conferida. 

É Fada! é um filme completamente descartável, e se você não viu, recomendo que continue sem ver, por que lhe asseguro que não diverte e nem empolga em absolutamente nada! Principalmente se você gosta de filmes sérios, fique bem longe desse aqui, por favor! 

NOTA: 4/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário