sexta-feira, 21 de junho de 2019

VERÃO DO MEDO


Um dos grandes nomes do gênero terror da história do cinema, tenho certeza que muitos pensam assim sobre o diretor Wes Craven (1939-2015), responsável por grandes feitos do gênero mais curioso que temos no campo cinematográfico. Vamos falar hoje sobre um dos seus primeiros filmes, pra ser mais específico, foi o terceiro filme que ele dirigiu. Verão do Medo, título original Summer of Fear, lançado em 1978 diretamente para a TV, ou seja, se trata de um telefilme. 

Em seu elenco temos os nomes de Linda Blair, Lee Purcell, Jeremy Slate e Jeff McCracken. O filme conta sobre uma jovem chamada Julia (Lee Purcell) que perde seus pais em um acidente e vai morar na casa dos tios e primos. Depois de acolhida, sua prima Rachel (Linda Blair), após alguns acontecimentos estranhos, suspeita que ela seja uma bruxa e está ali com más intenções.


O interessante desse filme é que ele começa dando uma pequena amostra do que estaria por vir, despertando o interesse do espectador. E eu devo dizer que sim, o filme cumpre o que promete, nos fornece o clima de mistério a todo o momento, dando combustível para que nossa curiosidade nos obrigue a assistir até o final. Esse é, entre outras coisas, o principal aspecto dos filmes de terror que são, na maioria das vezes, eficientes. Wes Craven habilmente conduz a trama de maneira simples, nos apresentando a cada personagem sem perder o foco.

Claro que um dos maiores acertos do diretor foi incluir a atriz Linda Blair, pois ela ainda estava na mente dos fãs do gênero, após o sucesso estrondoso de O Exorcista (1973), inclusive logo teremos uma resenha desse clássico aqui no blog. Verão do Medo explora o psicológico da personagem de Linda, e tudo parece desmoronar na sua vida, pois ela perde a consideração dos pais e até mesmo o namorado. Devo reconhecer também o bom desempenho da atriz Lee Purcell, que interpretou Julia, inicialmente aparentando ser inocente demais, pra depois se transformar numa louca psicopata. Os demais do elenco não me agradaram em particular.


Embora esse filme tenha envelhecido bem e nos dias de hoje não seja de grande impacto, tal como na década de 70, eu acho que vale a pena conhece-lo. Não apenas por ser um dos primeiros de Wes Craven, mas que foi a partir deste que o cineasta mergulhou no gênero terror e nos presenteou com histórias macabras e assustadoras, além de personagens icônicos como Freddy Krueger da franquia A Hora do Pesadelo. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário