quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ESQUECERAM DE MIM



Quem nunca assistiu aquele filme em que uma família se prepara para fazer uma viagem de natal e acaba esquecendo um dos filhos, deixando-o sozinho? Pois é, todo mundo assistiu ou pelo menos ouviu falar no clássico Esqueceram de Mim lançado em 1990 dirigido por Chris Columbus e estrelado pelo pequeno Macaulay Culkin. Sendo uma comédia bastante divertida para assistir junto com a família, o filme é cativante e repleto de momentos engraçadíssimos! 

Kevin (Macaulay) de apenas oito anos, é deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de natal, fazendo-o com que ele cuide da casa como um homem, mas sendo tímido e desajeitado, ele tenta resolver seus problemas ao ir fazer compras, cozinhar, lavar roupa até que o inesperado acontece quando dois ladrões planejam invadir a casa, e principalmente quando eles descobrem que o garoto está sozinho.

Mesmo com alguns furos no roteiro e nos diálogos, o filme consegue divertir de uma maneira única e eficaz mesmo tendo uma premissa absurda sobre a mãe que esquece o próprio filho no meio de uma correria para a viagem, mas que a principal preocupação do filme é nos fazer rir, e isso conseguem sem muito esforço. Os principais culpados pela situação de Kevin é de toda a sua família, que parece mais uma creche de tanta criança que tem, a maioria delas implicam com Kevin que não vê a hora se livrar deles, e é por isso que ele comemora quando percebe que foi esquecido, é um momento cômico para não ter que dizer trágico!

Bem simples e direto, Esqueceram de Mim é um clássico dos anos 90 que explora desde a inocência de uma criança até a inteligência e astúcia que esta é capaz de fazer. É interessante a interpretação de Macaulay Culkin, que mostra uma atuação brilhante em todos os sentidos, desde sua cara assustada a um sorriso sarcástico.

Os dois ladrões do filme recebem muito destaque também. Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern), são dois homens atrapalhados que caem muito fácil em inúmeros truques de uma criança. Por mais infantil que seja, é muito divertido ver as cenas em que esses ladrões tentam invadir a casa de Kevin e ele com postura de “homem da casa”, prepara muitas armadilhas para os vilões, dando inicio a melhor sequência do filme e com uma fotografia muito boa e chamativa em que se passa no inverno nos EUA. O filme só peca em alguns furos do roteiro e em alguns diálogos, mas no geral é um filme que vale a pena passar o tempo, e para se assistir junto com a família é melhor ainda.

Lembrando que Esqueceram de Mim fez com que o ator mirim Macaulay ficasse mais famoso e ainda o mais bem pago daquela década e o filme foi a maior bilheteria do ano de 1990. Um ponto forte do filme está na amizade de Kevin com um vizinho velho, que inicialmente o garoto morria de medo, mas aos poucos os dois foram se tornando amigos e ajudando um ao outro. Pelo menos uma boa companhia para Kevin em seus momentos de solidão. Em poucas palavras, Esqueceram de Mim é um bom filme e temos de levar em conta a recepção do público e o sucesso tremendo que obteve, fazendo com que mais de duas gerações conhecessem esse fenômeno do cinema americano da década de 90. 

Um detalhe que chama muito a atenção é como uma mãe fica desesperada ao perceber que seu filho não estava junto com a família, sendo capaz de sacrificar até mesmo a tão sonhada férias de natal. Mas o que ela queria? Ela mesma não obteve o cuidado que deveria com o filho, porém, compreendemos que eles estavam atrasados para viagem, o que justificaria toda aquela correria. E mesmo com todas as brigas de Kevin para com sua família antes da viagem, ele depois percebe que a solidão nunca é o remédio ideal para resolver problemas, e eu vejo nesse aspecto uma importante lição a se aprender. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário