quarta-feira, 20 de maio de 2020

O ÚLTIMO SACRAMENTO


O Último Sacramento é um filme lançado em 2013, dirigido por Ti West, que conta a história de uma seita religiosa isolada da sociedade, que manipulados pelo seu líder, cometem suicídio coletivo. O filme é estrelado por Joe Swanberg, Aj Bowen, Kentucker Audley e Gene Jones. 

Esse filme é baseado no massacre em Jonestown na década de 70, onde um grupo sectário de cunho religioso, liderados por um homem chamado Jim Jones, acabou cometendo suicídio coletivo, motivados pelo líder que governava cada aspecto da vida deles. Com o estilo pseudo documental, o filme mostra uma equipe de mídia que visita um local isolado onde reside um povoado crente, aparentemente todos felizes com a vida que levam. Mas, logo percebem que a aparente alegria é apenas uma camuflagem para algo terrível que acontece naquele lugar.


O Último Sacramento é um filme de feito de uma forma diferente, aproveitando-se do estilo documental para trazer algo mais realista na questão psicológica. É impossível falar desse filme sem mencionar os efeitos psicológicos e destrutivos que grupos sectários deixam nas pessoas que os compõem. Uma seita induz seus membros a se isolarem dos demais, e em casos extremos como o relatado no filme, não tem nenhum tipo de convivência com os de fora.

É importante citar que os motivos que as pessoas têm para adentrar nesses grupos são válidos e compreensíveis, até por que quem passa por dificuldades como racismo, falta de dinheiro, fome, entre outros e aparece alguém prometendo uma solução para os seus problemas, essa pessoa é uma presa fácil. E como ela já está sobrecarregada e decepcionada com a sociedade em geral, fica difícil essa pessoa perceber se o “salvador” dela está ou não infringindo nos seus direitos.


É exatamente isso que acontece nas seitas. E outro detalhe interessante é quando surgem pessoas que conseguem ver algo errado na comunidade e são impedidas de irem embora ou de se manifestarem contra. No filme, há uma mulher que tenta fazer com que a equipe de mídia salvem a vida da filha dela e também quando as pessoas sabem que haverá um helicóptero pronto para levar a equipe embora, eles se prontificam para fugir do local.

O Último Sacramento causa um grande impacto quando a comunidade inteira se suicida acreditando que irão para um lugar melhor. O líder deles é altamente manipulador, porém, são apenas as pessoas frágeis que ele consegue convencer a cometerem tal ato hediondo. Apesar da temática e do estilo bem simples, esse filme serve como lembrete e alerta contra grupos do tipo. É claro que não são todos os grupos sectários que ousam cometer esse ato em situações normais, porém, não confiem quando a coisa muda de figura e as pessoas aparentemente amorosas e felizes podem surpreender com atos em prol de sua fé cega. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. O filme não é ruim, mas o documentário "O Massacre de Jonestown" é superior e assustador.

    Vale a pena ser visto.

    Abraço

    ResponderExcluir